Indústria: setor em Fernandópolis cresce em diversos segmentos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Indústria: setor em Fernandópolis cresce em diversos segmentos
Neste domingo, 25 de maio é comemorado o Dia nacional da Indústria. A data foi instituída no ano de 1957, pelo presidente Juscelino Kubtschek, por meio do decreto nº 43.769.

 

Representando o setor secundário da economia, as indústrias podem ser de vários segmentos de produção: moveleiro, têxtil, alimentício, de transportes, etc.

 

Segundo dados levantados na Prefeitura Municipal de Fernandópolis, a cidade atualmente, possui 319 indústrias ativas. Entre os principais segmentos, estão os setores de produção moveleira, de vestuário, têxtil, alimentício, siderúrgico, eletrônico e da construção civil. Desde total, 5% estão inseridas na Incubadora Industrial de Fernandópolis, que em parceria com a ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) e Prefeitura de Fernandópolis oferece suporte para microempreendedores com treinamentos, consultorias especializadas e ações de acesso e expansão no mercado.

 

“Todas as empresas incubadas chegam pequenas, ocupando, por exemplo, dois boxes e chegam a ocupar sete. Quanto maior o suporte que dermos a essas empresas, mais elas vão crescer. Esse desenvolvimento é bom para a cidade e para o empresário, que fica motivado”, ressalta José Roberto Rodrigues, gerente da Incubadora.

 

Dados da Associação de Amigos do Município de Fernandópolis referentes ao ano de 2012 demonstram que as indústrias são responsáveis pela geração de 3.502 empregos formais no município. O segmento de confecções responsável por 674 postos de trabalho aparece no topo da lista; em seguida, as moveleiras, com 488 empregos e a de metais, com 241 trabalhadores, além delas, outras indústrias empregam.

 

Para a ACIF a data representa um dia de prestigiar a indústria e também de reflexão sobre estratégias que possam trazer mais empresas para o município. De acordo com o presidente da ACIF, Carlos Takeo Sugui, setor produtivo prospera e desenvolve a economia local. “A Associação parabeniza todas as indústrias de Fernandópolis que geram empregos e elevam o nome da cidade pela qualidade dos produtos e mercadorias que aqui são produzidos”, destaca.

 

As indústrias de Fernandópolis abastecem vários mercados consumidores por meio da venda dos produtos produzidos no município para cidades de estados vizinhos, de todo Brasil e do mundo. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, a cidade tem muitas projeções para a expansão do setor nos próximos anos.