Na manhã de hoje o dia amanheceu mais feliz para Maria Iranilda Alves dos Santos, 42, paraibana eraigada em Fernandópolis. A moradora da Rua 1, na Cohab João Pimenta em Fernandópolis, recebeu a doação de duas cadeiras de rodas por parte do vereador Gustavo Pinato e do empresário Arnaldo dos Passos, da Passomed.
Ambos se sensibilizaram com a história de dona Maria que foi retratada na Rádio Difusora AM, emissora fernandopolense. Após tomarem conhecimento da dura realidade que passara, a equipe da rádio iniciou uma campanha para conseguir a cadeira, já que a de Maria era emprestada por uma funerária e já não estava nas melhores condições.
Maria que descobriu o Lupus há 10 anos, doença que, a longo prazo, pode afetar a pele, as articulações, os rins, o cérebro e outros órgãos, já teve um infarto, além de um AVC – Acidente Vascular Cerebral, um aneurisma e descobriu ter um coágulo no cérebro que não pode ser operado. Presa em uma cadeira ela conta com o auxílio da mãe para as simples tarefas do dia a dia.
Após receber a doação como surpresa, Maria foi quem pegou todos de surpresa com uma frase que fez os poucos membros da imprensa e os doadores refletirem sobre o valor às pequenas coisas da vida. “Agora vou poder tomar um banho de chuveiro. Chega de banho de ‘chuá’” disse dona Maria, se referindo ao banho de caneca. Agora com um das cadeiras sendo específicas para banho ela poderá, enfim, tomar um banho normal, fato que não ocorre há quase um mês.
Na semana passada ela chegou a ser levada até o hospital de base de São José do Rio Preto na tentativa de retirar o coágulo sanguíneo que lhe causa fortes dores de cabeça, mas ouviu do médico que “mexer” seria pior. “Agora eu tenho que conviver com isso para o resto da vida, mas se é da vontade de Deus...”, disse emocionada.