Baroni assume compromisso: “Reestruturação salarial dos servidores municipais vem este ano”

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Baroni assume compromisso: “Reestruturação salarial dos servidores municipais vem este ano”

Discussão sobre reestruturação surgiu após requerimento de Chamel para regularização de piso de assistentes sociais da Prefeitura

31 de dezembro de 2014. Este é o prazo para que o projeto de Reestruturação salarial dos servidores públicos municipais esteja aprovado pela Câmara Municipal, de acordo com o vereador Étore José Baroni, que assumiu o compromisso na tribuna, durante a 10ª sessão ordinária realizada na última terça-feira, 6. O tema, chamado por muitos de “lenda em Fernandópolis” voltou à tona na semana passada após a aprovação do reajuste salarial em 6,5%, um ganho real de 0.9%.

Na última sessão, mais uma vez o assunto foi alvo de discussões. Tudo começou após a explanação do vereador Rogério Chamel sobre seu requerimento apresentado, pedindo um esclarecimento de quando a Prefeitura enviará à Câmara o projeto de lei para regularizar o piso salarial dos assistentes sociais do quadro de pessoal dos servidores do município. “Eles vêm pedindo isso faz tempo, pois o piso não está de acordo com a realidade”, afirmou Chamel.

Após seu pedido, o colega parlamentar Gilberto Vian rebateu o pedido de Chamel afirmando que mais importante que a regularização por setores, seria a tão sonhada reestruturação salarial. “Nós temos que nos unir e pedir o projeto da reestruturação salarial dos nossos servidores públicos. São àqueles que recebem  a base do piso, votado semana passada, que carregam a Prefeitura. Isso é bem mais importante que a regularização por setores”, afirmou Vian, que ainda ironizou Chamel questionando se ele bota fé na reestruturação assim como bota na ZPE – Zona de Processamento de Exportação.

Após o propositor do requerimento novamente defender seu ponto de vista, Baroni assumiu um compromisso importante. “Eu acredito muito no nosso trabalho e no da prefeita Ana Bim. Em seu último mandato ela começou este trabalho para a reestruturação e tenho certeza que conseguirá concluir ainda em 2014. É um compromisso que ela fez comigo e que quero fazer com a população e com meus amigos vereadores. Até o dia 31 de dezembro este projeto de reestruturação, que vai fazer justiça com os funcionários públicos, estará aprovado por esta Câmara”, afirmou Baroni.

Ressabiado, o vereador Gustavo Pinato fez a seguinte sugestão aos demais vereadores: “Vamos enviar um requerimento assinado por todos nós pedindo para a prefeita informar se há condição orçamentária para fazer essa reestruturação ainda este ano, pois assim ficará marcado na história desta legislatura (16ª). Se ela responder que não irá sair, terei de concordar com o vereador Chamel”, disse Gustavo, que antes de voltar a sua cadeira alfinetou Baroni pedindo para não assumir compromissos em nome de toda a Câmara de vereadores.

Após toda a discussão gerada em virtude de seu requerimento, Chamel ainda disse que “achava praticamente impossível a reestruturação chegar em 2014”, o que foi rebatido novamente, desta vez por Maurílio Saves que definiu as palavras de Chamel como “Pessimismo exagerado”. “Temos que acreditar mais no que podemos conseguir como vereadores”, disse Saves.