Na manhã da última segunda-feira 5, a prefeita Ana Bim participou do lançamento e início da Exposição Fotográfica “Fernandópolis: uma viagem de imagens”. A Exposição é comemorativa ao 75º aniversário da cidade e ficará aberta a visitação, na Biblioteca Municipal (Avenida Milton Terra Verdi, 420, Jardim Santa Helena) até 31 de Maio.
Quais são os traços comuns entre o baiano Joaquim Antônio Pereira, oitaliano Carlos Barozi e o paulistano Fernando Costa?Além de ter nascido no final do Século 19, o trio está profundamente ligadoà história do município de Fernandópolis.
Pereira e Barozi foram os fundadores das comunidades seminais (Vila Pereirae Brasilândia) que originaram a cidade, na qual Fernando Costa, então interventor de São Paulo no período do Estado Novo, esteve para propor ofim das disputas e a união dos povoados nascentes.
Era 1943, e alguém na multidão, segundo registros históricos, teriasugerido que a nova cidade recebesse o nome de Fernandópolis, em homenagemao Interventor paulista.
Imagens dessa época, contrapostas a registros recentes, se juntam a fotosde períodos importantes das décadas de 60, 70 e 80, criando um painelhistórico onde a gênese do município pode ser percorrida e sentida – essa éa proposta da Secretaria da Cultura ao promover a mostra.
Cenas históricas, como a chegada do primeiro trem, a construção da Igrejade Santa Rita de Cássia e a “1ª Exposição” (1968) fazem parte do acervo,que traz também instantâneos da intensa movimentação dos pioneiros domunicípio pelo comércio da cidade, comprovando a histórica vocação deFernandópolis como centro comercial.
“Convidamos toda população para embarcar nessa viagem de fotos que registram a linda história de nossa cidade. Sem dúvida é uma aula e um saudoso passeio”, disse a prefeita.
Visitas de grupos deestudantes poderão ser agendadas na Secretaria da Cultura, pelo telefone (17) 3442-3797.