O CREAS - Centro de Referência Especializado da Assistência Social realiza nos dias 06, 07 e 08 de Maio a “I Jornada da Proteção Social Especial: Criança e Adolescente”. O evento será promovido no Salão do Tamburi, das 08h às 17h, com a participação de diversos palestrantes e autoridades.
O objetivo é promover capacitação, sensibilização e debate a partir do olhar da proteção social especial, sobre a infância e adolescência abordando os temas: Erradicação do Trabalho Infantil, Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual, Medidas Socioeducativas e Demais Violências, e, convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
No dia 06, quando será trabalhado o tema “Erradicação do trabalho infantil”, a abertura dos trabalhos terá uma apresentação especial da Corporação Musical de Fernandópolis. A palestrante convidada Rosimar de Paiva falará sobre "Trabalho Infantil: suas misérias e ideologias". Já as orientações a respeito da “Exploração do trabalho Infanto-Juvenil: Aspectos Sociais e Jurídicos”fica por conta da Dr.ª Larissa Rosa MirinelNakamoto.
O Projeto “Os Sonhadores” é quem se apresenta na abertura do segundo dia do evento. Dando continuidade, ainda pela manhã haverá a participação da palestrante Denise Beatriz Rack de Almeida que abordará o tema: “Enfrentamento a Violência: Construção de uma rede de proteção”. À tarde, a palestrante Maria Cristina Maruschifalasobre “Adolescente em conflito com a lei: a realidade brasileira e a aplicação de medidas socioeducativas pelos parâmetros do modelo: risco-necessidade-responsividade”.
A apresentação de encerramento, no dia 08, fica por conta do Projeto Guri.Na sequência o renomado palestrante Vicente de Paula Faleiros abordará o tema: “Violência Intrafamiliar contra criança e adolescente - Conceito de violência, Relações de poder e violência intrafamiliar, Perfil das ocorrências, agressores e vítimas, Análise crítica da violência intrafamiliar”. Finalizando as palestras da Jornada, Caroline Arcarifalará sobre a “Violência Sexual contra a criança e adolescente: conhecer, enfrentar e denunciar”.
Ao final de todas as palestras será aberto espaço para perguntas e debate sobre os temas. Os participantes receberão certificado no encerramento do evento.Para mais informações o telefone do CREAS é o 3442 5320.