Com novo sistema online de Ouvidoria, Prefeitura melhora atendimento e já registra 1400 contatos em 2014

20 de Agosto de 2025

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Com novo sistema online de Ouvidoria, Prefeitura melhora atendimento e já registra 1400 contatos em 2014

No ano passado foram registradas 4.066 manifestações; principal reivindicação da população tem sido para o recolhimento de galhos

 

Em pouco mais de seis meses desde que foi implantado o SOP – Serviço de Ouvidoria Pública na versão online, em Fernandópolis, os resultados já tem sido satisfatórios e podem ser comprovados em números. O novo sistema foi implantado em setembro do ano passado e já aumentou em aproximadamente 30% o número de atendimentos pelo setor.

De acordo com o ouvidor público da Prefeitura, Flávio Coppi, durante o ano de 2013 foram registradas 4.066 manifestações e, somente em 2014, já foram 1400 contatos, contabilizando as três vertentes do serviço: via telefone 0800 7724550 (que é gratuito), pelo site: http://servicos.fernandopolis.sp.gov.br:5656/sopweb/ e presencialmente, no Paço Municipal.

 

“O balanço que efetuamos do novo sistema não poderia ser melhor, ou seja, colhemos somente resultados positivos com este sistema. Ele proporciona agilidade e com isso, resposta mais rápida a cada solicitação. No sistema anterior, para ter ideia, era efetuado uma solicitação ainda em “Word”, impresso na Ouvidoria em duas vias e, em seguida, era contatado o responsável de cada secretaria. Daí então, o responsável vinha até a Ouvidoria, protocolava a retirada e o levava. Após  o termino da manifestação o processo era o mesmo, só que inverso com destino à Ouvidoria”, destacou Coppi.

 

Segundo ele, as manifestações via ouvidoria mais recorrentes são em relação ao recolhimento de galhos, tapa buracos e limpeza de terrenos.

 

De acordo com o ouvidor, diariamente são registrados 20 contatos, número que aumenta nos primeiros dias do mês em virtude do agendamento para o recolhimento gratuito de galhos e que chega à casa dos 70 neste período.

 

Coppi ressaltou a importância do canal direto com o munícipe. “A Ouvidoria de Órgão Público faz o intermédio com a população, sendo um canal por onde o munícipe pode efetuar sua solicitação se identificando ou ficando no anonimato. Sabemos da dificuldade do acesso a estes setores, então a Ouvidora faz com que esta distância seja mais próxima”, explicou.