A Diretora de Fomento ao Turismo, Larissa Matos, representou Fernandópolis na 1ª etapa (no total de 03) do “Seminário Laboratório de Gestão: Processos e Ferramentas”, que ocorreu nos dias 28 e 29 de abril, na Bienal de São Paulo.O evento, que é relacionado a museus, reuniu profissionais de Cultura da capital Paulista, do litoral, do interior do Estado e também do Exterior, e propiciou uma grande discussão sobre o Projeto Curatorial.
Em meio a mesas de discussão, oficinas e fórum, foi debatida a Curadoria e suas responsabilidades, como definir temas ou assuntos para uma exposição,selecionar artistas e obras e configurar o espaço de uma maneira interessante para atrair o público. Outro ponto abordado foi o Educativo (que hoje é tratado também como uma curadoria) e alguns de seus encargos como: entender o público que frequentará a exposição e aproximá-lo do evento, a preparação os mediadores e a realização das visitas orientadas. Além disso, foi destacado como fazer o elo entre estas duas Curadorias, a fim de proporcionar um maior entrosamento entre o público e as obras expostas.
Para Larissa, “o ponto alto do evento foi à discussão sobre como aproximar os jovens das artes, pensando em ações que podem ser realizadas nas escolas, que estimulem o interesse do aluno por elas, e assim desmistificarmos o preconceito de que Arte é coisa de elite”.