Comerciantes cruzam os braços com mais uma queda de energia

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Comerciantes cruzam os braços com mais uma queda de energia
 Os comerciantes da Rua Brasil, entre as Rua Manoel Marques Rosa e a Avenida Expedicionários Brasileiros, tiveram que cruzar os braços e aguardar, mais uma vez, a Elektro consertar as falhas na rede elétrica local. O problema já se arrasta por mais de quatro anos e até então a concessionária de energia da cidade não conseguiu dar uma solução definitiva. Os empresários locais já desistiram de contabilizar os prejuízos.

Na tarde de terça-feira, 22, um transformador pegou fogo e deixou o quarteirão inteiro sem energia elétrica por aproximadamente quatro horas. Na sorveteria, o produto derreteu, a agência bancária ficou inativa em pleno retorno de expediente após o feriado, as lojas de calçados, roupas e móveis, às escuras, sem poder passar as mercadorias pelos caixas. A  lotérica ficou impossibilitada de  emitir um único bilhete de aposta.

Além do prejuízo pela inatividade, dessa vez, ainda houve um incidente que poderia ter um desfecho catastrófico. As fagulhas da explosão do transformador caíram dentro da caçamba de uma camionete carregada com materiais plásticos e papelão, que estava estacionada no local. Isso ocasionou um princípio de incêndio que, por sorte, foi controlado antes de atingir o restante do material e o veículo.  

“De vez em quando ele estoura. Hoje, por exemplo, nós tivemos um prejuízo maior, pois pegou fogo na caçamba do carro do Feirão do Alumínio e por aí afora. Para ter uma ideia, estou desde as 13h sem poder revelar uma única fotografia. Quando isso acontece meu prejuízo diário é de mais ou menos R$ 1 mil. Não sabemos mais nem o que fazer”, disse o empresário Laudoceio Aparecido Baldan (Fotos Baldan).

Companheiro do mesmo problema, o empresário Edmo Saram Filho, proprietário do Feirão do Alumínio, endossou as palavras de Baldan e completou informando que a pendenga já dura anos. “Faz anos, não meses nem dias, mas sim anos. Já colocaram mais um transformador aqui e não resolveu, jogaram a energia para a rua de baixo e continuou do mesmo jeito. Já perdi as contas de quantos reatores de lâmpadas troquei, perdi computadores, equipamentos, enfim, é um problema que não temos nem mais esperanças. O jeito é aprender a conviver”, frisou o comerciante.

Fernando Prates, dono da lotérica que fica no mesmo quarteirão é um dos que mais sofre com a constante queda de energia. Instalado no local desde 1982, o empresário contou que a rede elétrica sofreu poucas, para não dizer quase nenhuma, alteração desde que ali está. “Uns anos atrás isso acontecia toda semana e de tanto ligarmos e reclamarmos eles colocaram mais um transformador. Isso solucionou o problema por algum tempo, mas agora começou tudo de novo. Eu sou leigo e não posso falar, mas segundo eu ouço o pessoal, inclusive aposentados da CESP, é necessário colocar um transformador mais a contento com a necessidade, pois o que está ocasionando isso são sobrecargas na rede. Antigamente nenhuma das lojas daqui tinha ar-condicionado, hoje todas têm. Houve um grande aumento no consumo e não fizeram investimentos para se adequar a isso”, disse.  

OUTRO LADO

O CIDADÃO procurou a Elektro, que informou que o rompimento da fiação provocou um curto-circuito na rede secundária. “Para evitar que esse tipo de fato aconteça, a Elektro realiza, periodicamente, manutenção preventiva em toda a sua rede, visando garantir o fornecimento de energia a seus clientes. É importante ressaltar que os clientes devem declarar a quantidade de carga utilizada, mantendo seu cadastro junto à Elektro atualizado, para que não haja a sobrecarga da rede”.

A empresa afirmou ainda que “desde novembro de 2013 não havia interrupções para os clientes da região. Recentemente, foram registrados novos casos, os quais foram priorizados e tratados o mais rápido possível”.

Elektro disse também que irá solucionar esse problema definitivamente amanhã e, que para tal será necessária a interrupção do fornecimento de energia para o local entre às 8h e 11h para que sejam tomadas as providências necessárias.

“Para evitar que esse tipo de problema aconteça, será realizada a troca da fiação do transformador, e os demais transformadores da localidade serão inspecionados preventivamente. Ressaltamos que a Elektro está sempre preocupada com a segurança e a qualidade do fornecimento de energia de seus clientes, investindo continuamente na manutenção preventiva de seus equipamentos”.