O jovem Paulo Cristian Rocha Belon tem muitos motivos para comemorar. Além de ingressar no curso superior que sonhava, odontologia, em uma das melhores instituições de ensino superior do país, a Unicastelo, ele ainda ganhou uma bolsa integral durante todo o curso.
Paulo foi beneficiado com um novo programa da Unicastelo, que concede bolsa integral a novos alunos que se destacaram no projeto bolsa de iniciação científica junior, mantido pelo CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Esse projeto estabelece bolsas par alunos concluintes do segundo grau, da rede pública de ensino, que devem, durante um ano, desenvolver trabalhos de iniciação científica na universidade. Atualmente, a Unicastelo conta com dez bolsas anuais, sendo quatro no campus Fernandópolis.
O jovem foi um dos quatro que, durante 2013, desenvolveu projeto em Fernandópolis. Ele foi quem mais se destacou e, por isso, foi agraciado com a bolsa integral durante todo o curso. Para isto, ele teve que ser aprovado no vestibular de odontologia e deve seguir as recomendações e normas impostas pelo programa.
Quem acompanha os alunos bolsistas da CNPQ é a Profª Drª Dora Ines Kazusny Andreani. Ela destaca a sua importância para os alunos da rede pública, como uma forma singular de ingressarem em um curso superior em uma instituição privada. Dora conta que Paulo acompanhou um trabalho de dissertação de uma aluna de mestrado em Biotecnologia, que é oferecido pela Unicastelo, e se destacou entre os demais.