Começa ontem em Fernandópolis e em todo Brasil a campanha nacional de vacinação contra gripe. A expectativa é de que mais de 20 mil fernandopolenses sejam imunizados contra a doença até o dia 9 de maio.
Todas as Unidades de Saúde do município estarão envolvidas na campanha e terão disponíveis doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Após a vacinação também haverá exames bucais com os dentistas das unidades paraas pessoas acima de 60 anos.
Crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos acima de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, síndrome de down e imunodeprimidos e trabalhadores da saúde são o público alvo.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS - Organização Mundial de Saúde -, definição que também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.
São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
As pessoas que fazem parte do público alvo da campanha devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima, no horário normal de atendimento. Para receber a vacina é necessário apresentar a carteirinha de vacinação, caso tenha perdido deve se informar junto ao responsável de qualquer unidade.
No sábado 26 de abril, dia “D”, os Postos de Saúde estarão abertos das 8h as 17h para a campanha, com exceção do PSF do Ipanema, devido a reforma.
Durante a campanha serão vacinados os seguintes grupos:
· Crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias: 4.000 crianças
· Trabalhadores da saúde:1.860 pessoas
· Idosos acima de 60 anos: 10.500 pessoas
· Pacientes com doenças crônicas: 3.400 pessoas
Os alunos das faculdades que estão em estágio nos hospitais e na rede pública também serão imunizados.