Há muito tempo, moradores do Jardim Santa Bárbara convivem com um grande incômodo. Especificamente no cruzamento entre o final da Rua Norberto José Martins com a Rua Carlos Santesco são encontrados pneus, sofás, pedaços de guarda roupas, e outros tipos de entulho. Indícios apontam que moradores de outros bairros fazem do local um descarte.
Para José Gomes da Silva, que mora em diagonal à conhecida “esquina do lixo”, a situação representa risco para a saúde. “Eu tomo remédios para o coração todos os dias, se eu for picado por um mosquito da dengue, serei vítima do pior tipo da doença, a hemorrágica”, desabafou.
José ainda contou para a equipe de CIDADÃO que pediu ajuda da prefeitura. O vereador Salvador Castro ouviu o morador, que notificou o setor de limpeza. No entanto, de acordo com o morador, quando a perua da Vigilância Sanitária compareceu ao local, os agentes apenas observaram a situação e foram embora. Nunca mais voltaram para prestar alguma declaração aos moradores da região.
Para José, ainda que a culpa seja da própria população, a administração pública precisa tomar providências. Placa de sinalização ou a aplicação de multas são algumas das alternativas apresentadas pelo morador. A prefeitura informou que ainda não havia sido notificada do problema, contrariando a afirmação de José. Porém, assim que a Ouvidoria teve conhecimento do problema através da equipe de CIDADÃO, entrou em contato com a Vigilância Sanitária, que foi novamente ao local averiguar a situação. Ninguém pôde ser notificado, porque segundo outros moradores, o responsável pelo descarte não foi identificado. Segundo o secretário de Infraestrutura Osmar Guirelli, a retirada do entulho será feita nos próximos dias.