O Hospital de Ensino Santa Casa Fernandópolis recebeu na manhã desta segunda-feira, 14, o enfermeiro André Lozano, do Hospital Beneficência Portuguesa de São José do Rio Preto, que apresentou o trabalho daquele hospital no gerenciamento de resíduos sólidos de saúde.
Na oportunidade foi realizada uma reunião junto a representantes de setores estratégicos da Santa Casa, em que o enfermeiro expôs os benefícios que o Hospital Beneficência Portuguesa teve com o gerenciamento, tratando internamente os detritos gerados para que a haja a correta devolução ao meio ambiente.
Atualmente a Santa Casa Fernandópolis realiza a separação dos materiais, destinando alguns deles como papelão e vidro para reciclagem, sendo que o tratamento dos resíduos do serviço de saúde é realizado por uma empresa terceirizada.
Segundo Lozano, “o tratamento interno desses resíduos diminui significativamente os custos do hospital com o descarte de materiais infectantes, que são aqueles que podem transmitir doenças infecciosas”. Ele ainda afirma que, com o tratamento médio de 4600 kg de material por mês, há uma economia de cerca de R$ 21 mil para aquele hospital.
A Santa Casa Fernandópolis busca opções para diminuir os gastos do hospital com a destinação dos resíduos. Para o provedor da Santa Casa, Geraldo Silva de Carvalho, “essa é uma alternativa que estamos estudando para ajudar a minimizar as despesas, mas mesmo assim, há a necessidade de um grande investimento inicial para a compra dos equipamentos necessários e para a contratação de pessoal para execução do serviço”.
Após a reunião, que foi de grande importância para a troca de informações entre os colaboradores da Santa Casa e o enfermeiro, André Lozano também visitou as instalações do hospital para conhecer qual o trabalho desenvolvido atualmente pela instituição.