Com a chegada do outono, se aproxima também um período de frentes frias na região. Os mais antigos fernandopolenses dizem que “a época de expô é a época de fazer frio”, e na maioria das vezes eles estão certos. Sendo assim, o frio se aproxima, e devemos nos preparar para ele.
Para muitos, é uma época confortável, onde o sol forte não causa crises de calor dentro e fora das casas. Para outros, é uma época difícil, onde um simples agasalho para se proteger da sensação gelada que as novas estações trazem é raro. Com isso, surgem as primeiras campanhas de arrecadação de agasalhos da cidade.
Várias entidades são conhecidas por anualmente aderirem às campanhas. Nos anos anteriores várias empresas da cidade, em parceria com a prefeitura e com a ACIF, e ainda com as escolas e o programa “Escola da Família”, foram responsáveis por arrecadarem mais de mil peças de roupas e cobertores. Posteriormente ao período de arrecadações, o Fundo Social de Solidariedade do município entrega as doações para presidentes de bairros carentes, que possuem a responsabilidade de fazer a doação direta. O único critério é identificar quais são as pessoas e famílias necessitadas.
A secretária de Assistência Social e Cidadania e presidente do Fundo Social de Fernandópolis, Mara Calanca Birolli, disse ao CIDADÃO que as campanhas estão prestes a ter início. “Apesar de que, na verdade nunca paramos. Estamos sempre arrecadando e fazendo doações”, ressaltou.