Começou nesta segunda-feira, 24, o processo de capacitação de profissionais do projeto-piloto Fernandópolis Cidade Responsável – programa realizado pela prefeitura, secretarias e sociedade civil de Fernandópolis com o apoio da CervBrasil - Associação Brasileira da Indústria da Cerveja - ,do Tribunal de Justiça de São Paulo e consultoria técnica da Lynx.
Somente na semana de 24 a 28 de março, cerca de 300 profissionais de educação, saúde, assistência social, esportes, comércio e terceiro setor serão capacitados para empregar em suas respectivas áreas práticas preventivas que inibam o consumo de álcool por menores de 18 anos.
Fazem parte do processo diretores e professores de escolas públicas e particulares, lideranças de organizações sociais, assistentes sociais, entre outros. Cada público-alvo receberá conteúdo específico para seu ramo de atuação, que será testado e aprimorado durante o projeto-piloto.
GUIA
Ao final das atividades, que ocorrerão ao longo de 12 meses, os realizadores do projeto construirão um Guia da Cidade Responsável, isto é, um modelo de atuação em práticas preventivas que poderá ser replicado por diversas outras prefeituras para desestimular o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes.
O PROJETO
Para alcançar o público-alvo e atingir o objetivo de inibir o consumo de álcool por menores de idade, o Projeto Cidade Responsável foi previamente estruturado em duas frentes de ação: conscientização e fiscalização.
A partir do período de mapeamento e pesquisa sobre o contexto local, as ações foram desdobradas em cinco pilares de atuação: educação; saúde; locais de compra; locais de consumo; e comunidade.
Para cada pilar estão previstas capacitações e ações específicas, de acordo com seu público-alvo e objetivo estratégico. Haverá, inclusive, dois concursos culturais: um para os grêmios do ensino médio e outros para professores do ensino fundamental II. Os grêmios serão incentivados a criar ações culturais preventivas, ao passo que os professores inscreverão práticas pedagógicas.
CERVBRASIL
Criada em de maio de 2012, a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja reúne as quatro maiores fabricantes da bebida do país, que respondem por cerca de 96% do mercado. Desde sua fundação, a entidade trabalha em prol do interesse comum das empresas em fortalecer o setor e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico nacional.
A entidade tem como missão incentivar o desenvolvimento sustentável do setor cervejeiro brasileiro. Entre seus pilares de atuação estão a contribuição socioeconômica e o consumo responsável.