No próximo dia 11 de março, às 7h30, a Diretoria de Ensino e a supervisora responsável, Sueli Paixão, irão apresentar na ACIF - Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis -, os trabalhos desenvolvidos por alunos de escolas Estaduais no projeto “Grêmio em Ação”.
O projeto desenvolvido desde 2010 tem objetivo de orientar o exercício de práticas solidárias, sustentáveis, de cidadania e protagonismo juvenil. Por isso, os alunos são estimulados a implementarem projetos, realizar pesquisas e solucionar problemas de modo a desenvolver o potencial criativo de forma compartilhada.
Ao todo, serão apresentados dez projetos desenvolvidos por alunos das escolas Joaquim Antônio Pereira, José Belúcio, Afonso Cáfaro, Fernando Barbosa Lima, Saturnino Leon Arroyo, Maria conceição Basso (Brasitânia), Antonio Tanuri, Armelindo Ferrari, Líbero de Almeida Silvares e Carlos Barozzi.
De acordo com a professora coordenadora de núcleo pedagógico, Ellen Cláudia Doretto, os projetos desenvolvidos pelos alunos são importantes por engajar os estudantes em ações realizadas na escola e também na comunidade. Para Ellen, a participação dos empresários no projeto é relevante.
“Acredito que com o apoio dos empresários de Fernandópolis os alunos se sintam fortalecidos e beneficiados no desenvolvimento do protagonismo juvenil e no comprometimento social”, destacou Ellen.
Segundo o presidente da ACIF, Carlos Takeo Sugui, a troca de experiências entre empresários e estudantes é um processo enriquecedor para ambos. “É muito importante que os empresários estejam abertos a participarem de projetos de empreendedorismo e outras ações que envolvam contato com a comunidade”, comentou Carlos Sugui.
A apresentação dos trabalhos será realizada na ACIF, no dia 11 de março, às 7h30 na Sala de Convenções.
Conheça alguns projetos que serão apresentados
A Escola Joaquim Antonio Pereira, realiza durante todo o ano letivo, o Projeto “Verde que te Quero Verde”. Com o objetivo incentivar a mudança de posturas e hábitos para proteger o meio ambiente, em casa, na escola e na sociedade, assim diminuir a produção de lixo além de implantar ações de reaproveitamento e reutilização do lixo produzido na escola.
A instituição escolar José Belúcio, realiza o Projeto “Teatro em Cena”. A ação tem como objetivo o protagonismo juvenil, pois desenvolve a competência leitora e escritora, além da disciplina e responsabilidade dentro do contexto escolar.
A escola Afonso Cáfaro, desenvolve o Projeto “#movimentopenochao”. Tem o objetivo de conscientizar a comunidade escolar quanto ao uso indevido do álcool na infância e na juventude, pois atua negativamente no desenvolvimento físico e intelectual.
A escola Fernando Barbosa Lima, realiza durante o mês de maio o Projeto “ Minha mãe, meu tesouro”. O foco é resgatar os valores, bom relacionamento entre mãe e filho e valorização da família, que culminou com confraternização na escola.
A escola Carlos Barozzi, realiza durante todo a ano letivo, o Projeto “Educação Ambiental”. O objetivo é fortalecer atitudes e valores que propicie o desenvolvimento integral do ser humano.