A ACIF - Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis – enviou um alerta ao associados sobre a emissão de boletos de associações ou entidades inexistentes com cobranças indevidas ou cobranças que induzem ao erro. A cobrança mais recente, recebida por um associado, foi do SINDICAM-SP - Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo.
De acordo com a advogada do departamento jurídico da ACIF, Luciana Toledo, este caso não se caracteriza como golpe, pois o SINDICAM existe e está localizado em São Paulo. A advogada explica que é comum alguns sindicatos, de nível estadual ou nacional, utilizarem destes meios para a divulgação da entidade, a fim de buscar novos afiliados.
Alguns exemplos é o envio de mala direta, seguido de um boleto associativo. Assim, ao efetuar o primeiro pagamento, automaticamente o empresário estará associando a sua empresa na determinada Associação ou Sindicato.
“Poucos sabem, mas é uma estratégia amplamente reconhecida, lícita e utilizada por inúmeras empresas de grande importância no mercado nacional. É muito importante que o empresário fique atento quando receber qualquer boleto desconhecido e não faça o pagamento”, ressalta a advogada.