Palhaços cantando marchinhas de Carnaval adaptadas invadiram a Santa Casa de Fernandópolis na manhã dessa terça-feira, 25, e fizeram a alegria de pacientes, acompanhantes e colaboradores. O “Bloco do Riso Solto” visitou o pronto-socorro, alas de internação e setores como a Hemodiálise.
Com muita animação, cinco palhaços parodiaram músicas de Carnaval envolvendo o tema Saúde. “Ei, doutor aí, me dá uma alta aí...” e “Se você pensa que soro é água, soro não é água não...” foram algumas das marchinhas divertidas que ajudaram a transformara dor e a angústia de muitos pacientes em risos e muita empolgação.
“Isso é muito bom porque ajuda a espantar a tristeza”, disse Elen Cristina Borges, que acompanhava a filha de 5 anos internada por infecção urinária.
Daniela Oracina Farias da Silveira, que também estava com o filho de 1 ano e 9 meses internado, acredita que ações como essas transformam o hospital em um ambiente mais humanizado e afasta o desânimo.
Além de proporcionar momentos de descontração para quem estava recebendo tratamento médico, os integrantes do grupo Palhaços de Plantão, Arte, Educação e Saúde, também fizeram a alegria dos enfermeiros, que tiveram uma música parodiada exclusivamente para a profissão.
As visitas dos palhaços acontecem semanalmente na Santa Casa, além do AME - Ambulatório Médico de Especialidades - e na Unidade de Reabilitação Lucy Montoro de Fernandópolis. A próxima apresentação do bloco acontece na quinta-feira, a partir das 17h30.
De acordo com Rafael Guerra de Aquino, coordenador do grupo e que interpreta o palhaço Dr. Ferrugem, no Carnaval a equipe faz uma intervenção diferenciada, cantando marchinhas e levando um pouco da festa popular para aqueles que estão no hospital.
Atualmente, o Palhaços de Plantão, Arte, Educação e Saúde conta com 25 integrantes de Fernandópolis e Votuporanga.