A ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres - deu 90 dias para a ALL – America Latina Logística - retirar os vagões deixados na malha ferroviária. O prazo vence em maio, conforme termo de ajustamento de conduta assinado entre o órgão e a concessionária. Pelo menos 102 vagões estão abandonados em cinco cidades do noroeste paulista, incluindo Fernandópolis, desde que descarrilaram.
De acordo com a agência reguladora, as concessionárias têm o dever de manter em condições adequadas, de conservação e manutenção, todos os bens sob sua responsabilidade, ficando sujeitas a penalidades.
Em 2012 o CIDADÃO deu ênfase a uma ação movida pelo Ministério Público Federal contra a empresa ALL - América Latina Logística para garantir manutenção na linha férrea e a situação de alguns vagões da empresa que se encontravam em condições de precariedade e abandono.
O assunto, até então, não havia surtido efeito ao passo que os moradores do bairro Estação, que margeia a linha férrea que corta a cidade, também reivindicam que os mesmos sejam retirados do local. O acúmulo de água dentro dos vagões gera doenças como a dengue, além de servir de local para uso de drogas e até de “motel” durante a noite.
O TAC firmado entre a ANTT e ALL estabelece, dentre outros assuntos, um cronograma para retirada de vagões obsoletos da malha ferroviária de toda a região noroeste.
A ALL informou que a concessionária está realizando a retirada dos vagões em todo o trecho da linha férrea na região, assim como no pátio da empresa em Ecatu. Como medida preventiva até a conclusão da retirada de todos os trens, técnicos da empresa cortarão os vagões para evitar o acúmulo de água, assim como outras ações para evitar o mosquito da dengue.