Tudo pronto para o lançamento do DVD de “Zeca Poesia e Seresta”

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Tudo pronto para o lançamento do DVD  de “Zeca Poesia e Seresta”

Os músicos de “Zeca Poesia e Seresta” gravaram recentemente um DVD em comemoração aos 15 anos de muitas histórias embaladas por emocionantes serenatas. A equipe de reportagem de CIDADÃO entrevistou Zecão e Elaine, casal principal do conjunto, que está prestes a alcançar a marca de duas mil apresentações.

O lançamento do DVD está previsto para o primeiro semestre deste ano. Junto, será lançado o próximo livro de Wilson Granella, presidente da Associação Filantrópica Henri Pestalozzi de Fernandópolis, que além de um grande amigo do grupo, colaborou desde a cessão do local para a apresentação que foi registrada até a mixagem do CD (que já foi lançado, e teve suas 500 primeiras cópias esgotadas).

O interessante do grupo é que ele é uma família, em toda a extensão da palavra. Zecão e Elaine, que são casados, conduzem as serenatas junto ao talento dos filhos Rafael, André e Ana Carolina, além da nora Simone. Fabiana, que é sobrinha do casal, e os amigos da família Áurea e Rogério completam o time.   

HISTÓRIA

A primeira serenata do grupo foi em 12 de novembro de 1998. De lá para cá, segundo Zecão, foram quase duas mil apresentações. Dentre tantas passagens, por tantos lugares, e para tantas pessoas, Elaine recorda alguns momentos inesquecíveis: “Uma que foi muito bonita foi uma Bodas de Diamantes que cantamos recentemente. E no início do grupo, lá em 1998, cantamos a Bodas de Ouro do mesmo casal. Cantamos as mesmas músicas de 15 anos atrás, para relembrar exatamente o momento”. Zecão também conta uma saia justíssima que tiveram que enfrentar: “Certa vez uma mulher de São Paulo nos ligou e encomendou uma serenata para um rapaz em São José do Rio Preto. Fomos até a pizzaria que o rapaz estava e fomos barrados de fazer a seresta assim que comunicamos ao recepcionista da pizzaria de quem teria partido a encomenda e qual o destinatário. O rapaz que tinha uma serenata para ser ouvida estava acompanhado de sua namorada. Ou seja, quem nos contratou foi sua amante. Ela já tinha nos pagado, então improvisamos um “disfarce” em relação a quem nos contratou. Mas a namorada era esperta e descobriu tudo. Ela discutiu com o dono da pizzaria, que dois dias depois teve um infarto”.

Em seguida, Zecão revela o “ingrediente” secreto para tanto sucesso: “Pense numa xícara de amendoim japonês. Você come, come, come e logo acaba. Então, você fica com vontade de ir buscar mais. Nós somos quase isso, entramos de surpresa cantando, passamos a mensagem, fazemos o oferecimento e quando a atenção está toda voltada para nós, logo vamos embora cantando. Sempre fica o gostinho de quero mais”, afirmou risonho. Elaine acrescenta dizendo que o figurino do conjunto, que é dos anos 20, também colabora para o fascínio de todos que prestigiam as serestas, pois o clima “retrô” em união à música romântica sempre é muito agradável e bonito.

Zecão enfatiza que o mais importante para a família de músico é a arte e fala sobre seus ídolos Vinícius de Morais, Caetano Veloso, Chico Buarque, Adoniran Barbosa, Cartola, etc. Além disso, artes plásticas, literatura, cinema, teatro, discos de vinil, fotografia... Tudo isso compõe o ambiente e o cotidiano da família.  “A música nos une. Somos uma família unida pela arte”.