Estudo “a la carte”

20 de Agosto de 2025

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Estudo “a la carte”

José Tadeu Fernandes de Almeida Filho é um típico jovem empresário com futuro promissor. Formado em Direito, é inteligente, ousado e encanta pela boa conversa e carisma.

 Filho do engenheiro José Tadeu e da professora Eliana Jacob Almeida, está à frente da Escola EM BOM PORTUGUÊS, assessorando a mãe na área da educação. Sempre com ideias inovadoras, lança agora o cursinho pré-vestibular “a la carte”. Nesta entrevista, José Tadeu fala sobre a escola e explica como funcionará o curso.

Como essa é uma escola inovadora e algumas pessoas ainda não entendem seu funcionamento, explique-nos melhor o sistema EM BOM PORTUGUÊS.

A escola EM BOM PORTUGUÊS surgiu a partir de duas premissas: primeira, ao longo dos anos, com a inserção das mulheres no mercado de trabalho, os pais têm cada vez menos tempo para acompanhar seus filhos nas lições de casa ou para entender os inúmeros conteúdos passados nas escolas. Segundo, na prática docente há um problema difícil de resolver: a diferença do ritmo de aprendizagem dos alunos. Cada aluno aprende em uma velocidade. Sempre há os que terminam as atividades primeiro e aqueles que precisam de mais tempo. Na nossa escola, em aulas individuais ou em pequenos grupos, o professor caminha de acordo com os passos dos alunos.

Como funciona o curso pré-vestibular “a la carte”?

Nós oferecemos a possibilidade de o aluno escolher apenas as disciplinas que mais lhe interessam e montar seu próprio curso.

Por que oferecer um curso como esse?

Esse curso surgiu para auxiliar os estudantes que desejam se preparar para os exames de vestibulares, mas não necessitam de um curso tradicional completo. Às vezes, o aluno já estuda numa boa escola no período da manhã e faz cursinho à noite para aprofundar seus conhecimentos. No entanto, nem todos precisam de um aprofundamento em todas as disciplinas. Na nossa escola, o aluno tem a oportunidade de fazer escolhas.

Quando esse cursinho terá início e o que é preciso para o aluno se inscrever?

Na próxima semana, já estaremos à disposição para montar pequenos grupos de alunos que tenham os mesmos interesses. Os estudantes devem entrar em contato com a escola - pelo telefone ou pessoalmente -  para que possamos agendar as aulas com os professores.

E quanto ao horário das aulas, como será?

A escola funciona à tarde -a partir das 13h30-  e à  noite- das 19h30 às 22h. Nesses  períodos, temos uma equipe com 16 professores capacitados para atender os alunos, com boa flexibilidade  de horário.

Atualmente, que cursos a escola oferece?

Temos as disciplinas de Gramática, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História que podem ser trabalhadas tantos nos cursos para concursos públicos, quanto em aulas particulares e acompanhamento, além de Redação, Oratória, Atualidades e Filosofia.

Como é o curso de redação?

Há curso para alunos do Ensino Fundamental e também para os alunos do Ensino Médio, com foco nos vestibulares. As aulas são semanais, têm duração de 1h30 - material incluso.

Os alunos têm tido bom desempenho nos exames?

Sim, as notas do ENEM chegam a dobrar depois de um ano de curso. Uma aluna que fez curso de redação dois anos na nossa escola tirou 980 no último exame do ENEM.

Os temas das redações trabalhadas na escola têm coincidido com os dos exames?

A nossa preocupação não é acertar o tema da redação, mesmo porque isso não  garante um bom desempenho. Talvez o aluno já tenha feito uma redação sobre o tema, mas não foi boa; e, se foi, será difícil lembrar exatamente como as ideias foram apresentadas. Nosso objetivo é ampliar o repertório do aluno; oferecer bons textos, vídeos e interpretá-los. Para cada turma, há dois professores que corrigem as redações durante a aula, fazem comentários e dão sugestões.  O retorno é imediato.

E quanto ao curso de Filosofia? Soube que não se restringe somente aos alunos...

Não, esse curso é oferecido gratuitamente a todos os alunos da escola e para pessoas de fora que se interessam pelas reflexões filosóficas. Seguimos o modelo do “Café filosófico”, programa da TV Cultura; trata-se de um bate-papo descontraído,  num ambiente acolhedor.

E os professores, o que acham desse trabalho?

Acho que o sonho de todo professor é trabalhar com alunos interessados. Na nossa escola, as aulas são personalizadas. O professor dá aula geralmente para um aluno e estabelece um vínculo de confiança; é prazeroso.  Quando há grupos, como no caso de redação, há no máximo dez alunos.

Como é a metodologia aplicada na escola?

Alguém já disse que a aprendizagem, antes de ser um processo cognitivo, é um processo afetivo. Nós acreditamos nessa máxima e procuramos tratar alunos e professores de forma especial. O filósofo e educador Gabriel Chalita sempre apostou na pedagogia do afeto; segundo ele, o aluno aprende mais se for tratando com bastante atenção e carinho. Para reforçar essa prática, em todas as aulas, servimos bolo caseiro e refrigerante. O objetivo é criar um ambiente em que o aluno se sinta realmente acolhido.

Como é o curso de Oratória?

O curso é oferecido em dez aulas, com um total de 30 horas de duração. Em todas as aulas, os alunos fazem um discurso, que é filmado e comentado no final da aula. Estão inclusas atividades de expressão corporal, com um professor de teatro; oficina de voz, com uma fonoaudióloga e palestra com uma “personal coach”.  No encerramento do curso, os alunos recebem um cd com todos os discursos gravados.

De onde vem o vocabulário  “Menu escolar” dos panfletos da escola, curso “a la carte” e “combo disciplinar”?

Desde que surgiu a ideia de montar uma escola, minha mãe  se preocupou em oferecer um ambiente diferente daquela tradicional que o aluno frequenta. Então ela se perguntou: “Onde os adolescentes e jovens gostam de ir?” Não teve dúvidas: uma lanchonete ou barzinho. A decoração da entrada da escola mais se parece com um bar: balcão com baleiro, mesas com cadeiras, banco com almofadas, prateleira com garrafas de bebidas em que nos rótulos pode-se ler: verbo, crase, dicionário, etc. Por isso, nosso vocabulário é voltado para esse tema.

Há quanto tempo esta escola funciona e como surgiu?

Minha mãe tem uma grande experiência na área da educação. É professora efetiva na rede estadual e lecionou em diversas instituições de ensino da rede particular. Quando foi demitida de uma faculdade onde lecionou por quase vinte anos, resolveu montar uma sala de estudos em casa e oferecer aulas de redação, gramática e oratória. Deu certo; os alunos foram aparecendo aos poucos e, depois de quatro anos, ela ousou sair de casa e montar a escola. Ampliou o quadro de professores e a oferta de cursos. Como ela diz, “está muito segura, porque está cercada de amigos, todos excelentes profissionais”.

Qual é o seu trabalho na escola?

Eu cuido de toda parte administrativa, faço compras, além de agendar aulas e fazer a divulgação dos cursos.

Como a escola EM BOM PORTUGUÊS pode auxiliar pais e alunos na educação?

Acho que a escola pode dar uma grande contribuição em vários sentidos. No ambiente familiar, resolve um problema, que é assessorar os pais no acompanhamento da vida escolar dos filhos. Aos alunos, dá condições de acompanhar o ritmo das aulas, ora oferecendo reforço, ora aprofundando conteúdos. No caso do cursinho “a la carte”, há a flexibilidade de horários para o estudante e, consequentemente, melhor aproveitamento do tempo.