CCZ orienta população sobre abandono de cães e gatos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

CCZ orienta população sobre abandono de cães e gatos

Uma das maiores preocupações da equipe do CCZ - Centro de Controle de Zoonoses - é o abandono de cães e gatos em vários pontos da cidade. Os animais recolhidos pelo CCZ são vacinados, vermifugados, castrados e quando saudáveis destinados a adoção. O problema é quando esses animais são identificados com Leishmaniose.

De acordo com o veterinário Mileno Tonissi responsável pelo Centro de Zoonoses por lei o animal tem que ser eutanasiado, e em muitos casos o dono não autoriza e acaba soltando o animal em pontos como o Recinto da Expô, Parque Universitário e industrial. “Quando o dono não autoriza o sacrifício do animal precisa assinar um termo de recusa, se responsabilizando pelo mesmo. Caso alguém apresente os sintomas da Leishmaniose próximo a casa onde se encontra o animal o proprietário é indiciado criminalmente”.

O veterinário lembra ainda que o CCZ não recolhe animal em residência (que tenha dono), somente animais errantes. Ele também orienta que o animal que não foi vacinado com a antirábica pode ser levado ao CCZ no horário comercial para ser imunizado.

Durante a reportagem, o morador Luiz Felipe residente no bairro Brasilândia foi até o CCZ para adotar um cachorro. Segundo o morador sua casa tem um quintal espaçoso e um cachorro de porte grande daria mais segurança, além de fazer companhia à família. Luiz realizou a adoção levando um animal que foi recolhido das ruas.

O CCZ está com 44 cachorros e 25 gatos, e o consumo mensal de ração gira em torno de 30 sacos. Os medicamentos também são adquiridos em grande quantidade, pois são usados constantemente para tratar os animais que chegam feridos ou passam por cirurgias.

Hoje Fernandópolis conta com uma população canina em torno de 14 mil cachorros e 6 mil gatos. O veterinário lembra que o CCZ faz castrações gratuitas, para isso basta o proprietário ligar no 3462-3341 e fazer o agendamento