Fernandopolense apresentará trabalho de fonoaudiologia em evento nos EUA

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Fernandopolense apresentará trabalho de fonoaudiologia em evento nos EUA

Ser reconhecido pela realização de um trabalho é sempre bom, principalmente quando ele rende uma viagem para Orlando, na Flórida (EUA). Adriele Nunes, formanda em Fonoaudiologia da FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis), sabe o que é esse sentimento. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna recebeu aprovação para ser apresentado no maior evento de sua área, o AudiologyNOW Meeting, que reúne fonoaudiólogos de todo o mundo para discutir novas tendências, pesquisas e atuação aplicados aos cuidados e tratamentos com a audição.

A conferência, organizada pela Academia Americana de Audiologia, será realizada de 26 a 29 de março deste ano em Orlando. De acordo com Adriele, este é o maior evento na área de Audiologia, mundialmente reconhecido por sua importância. “Este encontro oferece aos participantes a oportunidade de assistir a quatro dias de sessões educacionais, explorando o mais recente em tecnologia de audição”, comenta. “Eu e a professora Janaina – minha orientadora e coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Fundação - iremos para representar a FEF e apresentar nosso trabalho. Aproveitaremos a oportunidade para visitar a Universidade da Flórida.”

Para Adriele, as expectativas são muitas, especialmente as novas experiências e resultados que a viagem trará para ela. “Será uma experiência única, pois participar deste encontro conceituado mundialmente com este trabalho, conhecer as novidades e atualidades da área que escolhi seguir e também aproveitar a viagem para conhecer a cidade, realmente será algo inesquecível”, completa.

 A PESQUISA

Orientado pelos professores Janaina Regina Bosso, Marcos De Lucca Jr e Jeferson Paiva – dos cursos de Biologia e Farmárcia, respectivamente -, o trabalho de Adriele traz exames de audiometria, realizados pela aluna, em pessoas com diabetes, pré-diabetes e sem diabetes. “O objetivo do trabalho era verificar a ocorrência de perda auditiva neurossensorial coclear – dificuldade de separar os sons, pois escuta eles abafados ou distorcidos - em indivíduos diagnosticados com diabetes mellitus tipo 2”, explica Adriele. “Trata-se de um estudo, dentro de um grupo de pesquisa que está explorando o tema e existem propostas em andamento e outras novas que surgem a cada resultado alcançado.”

Com tantas conquistas, Adriele não quer parar. A aluna pretende dar continuidade a sua pesquisa na pós-graduação em Audiologia da FEF com objetivos e métodos mais aprofundados a partir deste mês. “A dedicação com o trabalho foi geral e o desempenho dos professores fez a diferença e nos estimula a sempre buscar mais conhecimento”, conclui. “O fato de meu trabalho ter sido aceito não é um mérito só meu, mas de toda a equipe e isto é motivo de orgulho para todos.”