Gomes & Benez Engenharia vence licitação e UPA deve sair do papel

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Gomes & Benez Engenharia vence licitação e UPA deve sair do papel

A prefeitura homologou essa semana o parecer da Comissão Permanente de Licitações para a contratação de empresa especializada para a construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – de Fernandópolis. A unidade será construída na Avenida Dos Arnaldos, ao lado da CEMEI Ângelo Finoto, no bairro Pôr do Sol.

Depois de Fernandópolis quase perder a verba, liberada desde o início de 2010, destinada para a  instalação da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – devido a demora da administração anterior em tirar o projeto do papel, um novo projeto foi elaborado e a unidade “reconquistada”.

As obras estavam previstas para começar no final do ano passado, mas problemas no edital levaram o município a ter que abrir nova concorrência.  A primeira fase, orçada em aproximadamente R$ 1.760.000,00 e de responsabilidade da empreiteira Gomes & Benez Engenharia Ltda, será de construção de uma área de aproximadamente 988 metros quadrados. Já para a segunda, está programada a finalização da construção, com estacionamento, calçamento, equipamentos, gerador, etc.

A UPA de Fernandópolis será construída em uma das principais avenidas de Fernandópolis,  facilitando a logística das ambulâncias para qualquer área do município. Além disso, estrategicamente o prédio ficará bem próximo da Santa Casa.

A estratégia de atendimento da UPA está diretamente relacionada ao trabalho do SAMU - Serviço Móvel de Urgência – que organizará o fluxo de atendimento encaminhando o paciente ao serviço de saúde adequado para cada situação.

UPA

As Unidades de Pronto Atendimento são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de atenção às urgências.

São integrantes do componente pré-hospitalar e devem ser implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em conformidade com a política nacional de atenção às urgências.