A Prefeitura Municipal de Fernandópolis através da Secretaria da Saúde vem a público reafirmar que o município não registra casos de Dengue há três meses, contradizendo notícia veiculada por um site local com a seguinte manchete “Prefeitura deixa de informar ao MS casos de dengue ocorridos no município”.
Para esclarecer fatos citados na referida reportagem cabe informar a princípio que o Laboratório Municipal é o responsável pela coleta de sangue e notificação dos casos.Em uma das situações citadas, a coleta do sangue foi realizada em laboratório privado que notificou a Secretaria da Saúde do resultado positivo. Mas, para que Ministério da Saúdee Secretaria de Estado da Saúde fossem informados, o exame teria que ser realizado pelo Laboratório Municipal, e no caso em questão o responsável pelo paciente se recusou a coletar o sangue. Por isso, a Vigilância Epidemiológica não pode considerar como caso positivo, nem informar MS e SES.
No outro caso o paciente colheu o sangue na rede municipal, e o responsável foi informado de que seria necessária nova coleta para confirmação do exame, mas, se recusou a fazer. Portanto, da mesma forma não há como informar o referido caso ao MS e SES como positivo. No entanto, todas as medidas preventivas de bloqueio por parte da equipe da Dengue foram realizadas.
Diante dos esclarecimentos podemos afirmarque não existem casos positivos de dengue confirmados no município há três meses.