Ribeirão Preto e São Paulo decidem enquete sobre Carnaval em Fernandópolis

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Ribeirão Preto e São Paulo decidem enquete sobre Carnaval em Fernandópolis

Misteriosamente, em menos de cinco horas, 1385 pessoas opinaram para a realização do Carnaval de Fernandópolis na enquete realizada pela Prefeitura, lançada em seu site, na semana passada com o intuito de saber o que a população preferia que a administração fizesse: investir recursos na realização do Carnaval ou, destinar esse recurso para outros fins.

Mais misterioso ainda foi o fato de que 50% desses votos partiram das cidades de Ribeirão Preto e da capital paulista, todos com intervalo de apenas 13 segundos um do outro, segundo o chefe de TI da GS Group, Eduardo Donoso, responsável pelo o site da prefeitura e da enquete em questão.

A afirmação de Donoso partiu após uma análise feita a pedido da própria administração municipal que desconfiou da reviravolta nos números de um dia para o outro. Em três dias de enquete, apenas 723 pessoas haviam opinado – 123 favoráveis a realização da festa e 600 contrários. Já no sábado o número de participantes saltou para 2675 entre às 20h19 de sábado, 18, e às 1h de domingo, 19, - 1765 a favor da realização do evento e 910 contrários.

“A enquete sobre o carnaval foi publicada no site utilizando a tecnologia de pesquisa desenvolvida pelo Google. Para evitar que a mesma pessoa respondesse duas vezes a pesquisa, desenvolvemos um “coockie” verificador, que fica salvo na memória do navegador do visitante. Porém, isso não impede que pessoas com conhecimento na área (programadores de sistema por exemplo) consigam burlar e votar mais de uma vez, por isso o acompanhamento de anomalias é importante. Olhando os dados percebemos uma alteração brusca na quantidade e velocidade de votos computados, o que indica uma possível ação automatizada, um sistema/programa votando”, explicou o técnico.

 Na sequência, Donoso apresenta os números e sugere a invalidação dos votos nesse período para revelar os votos reais.

“No sábado 18/01 das 20h19 às 1h foram registrados 1385 votos na mesma opção "investir". No domingo 19/01 das 10h41 as 10h59 foram registrados 231 votos na mesma opção "investir". Os intervalos entre uma votação e outra, que normalmente são de 5 minutos, foram de 13 segundos, o que indica uma possível ação automática, feita por um sistema/programa. Sendo que houveram apenas 199 visitas no site neste intervalo de tempo. Ou seja, houveram 1616 votos mas apenas 199 visitas ao site.       Das 777 visitas recebidas no site durante o final de semana, os endereços de IP indicaram que 389 foram de Ribeirão Preto, 47 de São Paulo e 41 apenas de Fernandópolis”, ratificou.

NÃO HAVERÁ CARNAVAL

Diante dos indícios de fraude, fontes indicam que a prefeitura desconsiderará os votos supostamente fraudulentos e não realizará o Carnaval Popular de Fernandópolis.