Uma boa notícia sobre os números da Dengue em Fernandópolis. De acordo com o controle da Secretaria Municipal de Saúde o município não registra casos positivos da doença há três meses. Os últimos foram em setembro de 2013, sete casos.
Nos primeiros meses do ano passado, houve um alto registro de casos positivos. Em março, mês de maior apontamento, foram computados 573. Diante dos números a equipe da Secretaria de Saúde intensificou as ações e iniciou novas estratégias para o combate.
Atendendo as medidas preconizadas pelo Estado, 32 Agentes de vetores atuaram em visitas rotineiras casa a casa vistoriando quintais e informando a população sobre a importância de eliminar recipientes que possam servir de criadouros.
O trabalho também foi realizado quinzenalmente em pontos estratégicos (cemitério, depósito de pneus, etc.) e mensalmente em imóveis especiais (hospitais, escolas, etc.). Nos casos confirmados, o perímetro próximo a residência recebia nebulização.
Os agentes do IEC - Informação, Educação e Comunicação - foram responsáveis pelo trabalho de orientações nas escolas e outras atividades ligadas ao serviço.
Para efetivar ainda mais as atividades, no mês de setembro foi realizado um arrastão de combate a criadouros que teve grande êxito. No total, 120 agentes de Saúde da Família e 23 Agentes de Vetores estiveram visitando 10.479 imóveis.
O resultado foi a retirada de 14 cargas de caminhões com um total de 42 toneladas de resíduo sólido bruto, aproximadamente 24 toneladas de recipientes reciclados que foram recolhidos pela ACARF.
“Nossa equipe é muito capacitada e trabalha intensamente com a prevenção. O resultado desse trabalho se reflete positivamente nos números e esperamos manter esse resultado em 2014”, ressaltou a prefeita Ana Bim.
Para 2014 os serviços de rotina serão mantidos e os arrastões estão previstos para o mês de abril e setembro. Vale ressaltar que no período de chuvas o cuidado com a eliminação de criadouros deve ser redobrado, já que o mosquito transmissor procura água limpa acumulada em qualquer recipiente para se reproduzir.
Para a secretária de Saúde Lígia Barreto a colaboração do munícipe é fundamental. “Se cada cidadão mantiver limpo seu quintal fica muito mais fácil conter a proliferação da doença. Acredito que as pessoas estão se conscientizando e isso certamente contribuiu para queda dos números”, disse.
Casos de dengue no ano de 2013
Janeiro: 41
Fevereiro: 142
Março: 573
Abril: 572
Maio: 309
Junho: 109
Julho: 28
Agosto: 11
Setembro: 7
Outubro: 0
Novembro: 0
Dezembro: 0
Total: 2.058 casos notificados, destes 1.792 positivos e 266 negativos.