O artista que reutilizou alumínio para enfeitar a cidade

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

O artista que reutilizou alumínio para enfeitar a cidade

Alguns enfeites de Natal, que se encontram nas praças Matriz e Aparecida, chamaram a atenção dos fernandopolenses desde o começo de dezembro, época em que os arranjos foram instalados na cidade. Os enfeites são confeccionados em alumínio reciclado, uma iniciativa inédita até então.

O idealizador da ideia, juntamente com a Prefeitura de Fernandópolis, é Devacir Xisté, proprietário da empresa Mega Metal. O que se tornou um hobby, buscando o reaproveitamento de materiais de sua empresa, acabou embelezando a cidade. Os enfeites, por sua vez, são confeccionados por meio de antenas parabólicas descartadas. Segundo Xisté, os aparelhos estão saindo de linha, possibilitando sua utilização para outros fins.

Xisté explicou, em entrevista ao CIDADÃO, no último dia 18, que: “a Prefeitura de Fernandópolis nos deu muita liberdade para criar, até mesmo os temas. Assim, confeccionei uma árvore de Natal, presépios, estrelas e anjos. Todo o processo é muito trabalhoso, porém é um prazer ver o resultado e a aprovação das pessoas”.  Todo o trabalho realizado por Xisté é manual, não envolvendo máquinas ou aparelhagem, o que aumenta ainda mais a dificuldade do aparato.

O talento de Xisté está com ele desde sua infância. Por vir de uma família muito carente, ele mesmo desenvolvia seus próprios brinquedos utilizando latas em geral. Hoje, com especializações nos Estados Unidos e na Alemanha ele enfatiza que: “A retribuição em ver meu trabalho exposto e muitas pessoas gostando do resultado não tem explicação”, finaliza o artista que confeccionou os arranjos de toda a cidade em apenas 15 dias.

A promessa de Xisté é que, para o próximo ano, se ainda existir interesse da prefeitura e com mais tem hábil, inúmeros outros enfeites sejam realizados.