Prefeitura ignora indicações de vereadores

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Prefeitura ignora indicações de vereadores

A reclamação é senso comum dentro da Câmara Municipal de Fernandópolis. A atual administração da prefeita Ana Maria Matoso Bim (PSD) tem ignorado as indicações feitas pelos 13 vereadores dessa legislatura. De todas as indicações apresentadas até hoje, menos de 40% foram atendidas. As informações são dos próprios vereadores.

As indicações, de acordo com sua fundamentação, destinam-se a propor ao poder Executivo medidas de ordem político-administrativa, bem como a execução de obras e serviços de interesse da coletividade.

Ou seja, a indicação nada mais é do que uma “ajuda” do vereador ao Executivo, uma vez que, teoricamente, eles estão mais próximos dos problemas da cidade, indicando formas de solução ou pedindo que providências sejam tomadas. Tudo pelo interesse da coletividade.

No entanto, essa “ajuda” tem sido recusada, na maioria das vezes, pela atual prefeita. Um exemplo claro disso é a indicação do vereador Gustavo Ruy Pinato do (PPS) de nº 221/2013, solicitando providências no sentido de viabilizar a elaboração de lei específica que regulamente os critérios de rebaixamento de guias e utilização de estacionamento particular defronte estabelecimentos comerciais do município, especialmente os situados na área central da cidade.

O rebaixamento de guias tem gerado polêmica e deixado muitos consumidores insatisfeitos. Comerciantes, com a intenção de “privilegiar” seus clientes, colaboraram significativamente para a falta de vagas nos quarteirões, que muitas vezes ficam com número escasso de lugares permitidos para o estacionamento.

Em 2009, as calçadas de estabelecimentos comerciais que possuíam estacionamento 45 graus foram recompostas com objetivo de desobstruir o caminho para que os pedestres tivessem acesso livre. Os deficientes visuais e pessoas da terceira idade são as maiores vítimas de acidentes em calçadas como essas.

Com o aumento de número da frota de veículos em Fernandópolis e a quantidade de guias rebaixadas recentemente na cidade, estacionar no centro ficou tarefa das mais difíceis, principalmente no horário de funcionamento dos bancos. Com isso, cada vez mais surgem estacionamentos particulares na cidade. Através disso, a máxima “estacionar, só pagando”, se enquadra perfeitamente aos moradores da cidade.

Dois meses se passaram desde a indicação e até o momento nada foi feito a respeito.

OUTROS VEREADORES

Todos os vereadores foram consultados por CIDADÃO, com exceção Rogério Chamel (PSC) que não foi encontrado pela reportagem. André Pessuto (DEM) afirmou ter alguns requerimentos não atendidos, mas disse não se lembrar no momento em que fora indagado.

Arnaldo Pussoli (PT) citou como exemplo uma rotatória que indicou para construção na Avenida da Saudade. O vereador complementou ainda que apresentou mais de 20 indicações até o momento, dez foram atendidas.

Valdir Pinheiro (PP) também reclamou citando como exemplo uma das indicações que fez solicitando maior cuidado com a Rodoviária, que segundo ele, está cheia de mato e com pouca iluminação. Porém, ponderou dizendo que a prefeitura está o atendendo na medida do possível. 

Já Ademir de Almeida (PSDB) afirmou que todas as suas indicações foram atendidas até o momento, ao contrário de Neide Garcia (PP) que dentre várias não atendidas destacou uma em que pedia a revitalização da praça Waltrudes Baraldi, no Santista, com instalação de playground, pista de skate e aparelhos de ginástica.

O presidente da Câmara Chico Arouca (PRB) também disse ter indicações não atendidas, mas não se lembrava no momento de exemplos a serem citados. O mesmo aconteceu com Humberto Machado (PDT).

Das apresentadas por Salvador Castro (PDT), segundo ele, 30% foi atendida. Uma das que não foram é a que ele pediu a instalação de banheiros públicos na praça Cesar Azadinho, a do Teatro Municipal, por conta do grande número de pessoas que frequentam o local em virtude dos atendimentos no AME e Lucy Montoro.

Étore Baroni (PSDB) explicou que costuma fazer suas indicações pessoalmente aos responsáveis pelas pastas competentes. De acordo com ele, essa atitude lhe rende bons frutos e seus pedidos são sempre atendidos. O vereador Maurílio Saves (PRB) confirmou ter algumas indicações não atendidas, mas por estar em viagem não havia como elencar algumas delas.