Hoje é comemorado nacionalmente o dia do Doador Voluntário de Sangue. Para exaltar a data e também fazer parte da celebração, nada melhor que colocar como prioridade a doação de sangue. Vale lembrar que durante os meses próximos ao final do ano as coletas nos hemocentros de todo o país caem consideravelmente, comprometendo muito os estoques de sangue em uma época de aumento no número de acidentes, principalmente envolvendo automóveis.
Diante disso, não custa nada fazer um gesto de solidariedade ao próximo e perder alguns minutos do dia para realização da coleta. Contudo, para realizar a doação é preciso que a pessoa cumpra alguns requisitos básicos. Além de estar em boas condições de saúde, é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, peso mínimo de 50 quilos, e ter evitado alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação. Também é imprescindível levar ao hemocentro ou ao hospital escolhido um documento original com foto emitido por órgão oficial como o RG.
Vale lembrar que algumas questões impedem temporariamente a possibilidade de doação. Nos casos de gripe, é preciso aguardar sete dias, também não é possível doar 90 dias após um parto normal e 180 dias após uma cesariana. As mães que amamentam não devem doar se o parto ocorreu há menos de 12 meses. Também fica suspensa a doação daqueles que tiverem feito tatuagens há menos de 12 meses, além de pessoas que se expuseram a situações de maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis.
Em Fernandópolis, por mês, o Núcleo de Hemoterapia distribui cerca de duas mil bolsas de sangue, atendendo as Santas Casas de Fernandópolis e Votuporanga, além de outras 60 cidades da região. “Todo mês que conseguimos aumentar o estoque é uma conquista e um alívio grande, porque há meses que precisamos recorrer a Araçatuba, Presidente Prudente e até Ribeirão Preto para dar conta da nossa demanda”, destacou Vandir Rocha de Lima, agente de captação de doadores do Núcleo da cidade.
Além da solidariedade, é importante que os doadores também busquem conscientizar outras pessoas para que o número de bolsas aumente. O Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis funciona ao lado do pronto-socorro e as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Aos sábados o funcionamento é das 8 às 12h.