As lições através dos testemunhos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

As lições através dos testemunhos

O Capítulo da ADHONEP - Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno - existe em Fernandópolis há muitos anos. Assim como acontece nas demais cidades do país, os integrantes da Associação buscam levar até as pessoas a importância dos verdadeiros tesouros da vida, que são  a família e o amor a Deus. Geralmente, preletores convidados contam suas histórias de vida para um grupo de pessoas reunidas em jantares ou chás. Foi exatamente o que aconteceu ontem, no restaurante do Água Viva Thermas Clube, quando, durante jantar,  o cantor carioca da Jovem Guarda Luis Carlos Clay deu seu testemunho. Depois de muitas provações, ele roda o país levando sua história e os ensinamentos que obteve através do amor e da dor.

O entrevistado da semana é o empresário Julio Pansani, presidente do Capítulo de Fernandópolis. Aqui, ele fala sobre a Associação e suas atividades.

O que é a Adhonep?

Adhonep é uma associação de homens de negócio, que tem como objetivo reunir os diversos profissionais, a fim de se compartilhar experiências de sucesso e promover eventos inesquecíveis para você e sua família, com bom gosto e qualidade num ambiente que você sempre buscou entre os mais bem-sucedidos profissionais de todas as áreas. Nela, você poderá participar de jantares, chás, coquetéis, reuniões, cafés da manhã e palestras extraordinárias. Sua vida será enriquecida em todos os sentidos. Na Adhonep, você terá a chance de conhecer homens e mulheres de sucesso. A associação foi criada para fortalecer valores através do apoio mútuo entre empresários, autoridades e homens que compartilham experiências de sucesso. No Brasil, começou de forma efetiva em 1982, na liderança do empresário Custódio Rangel Pires. Seu empenho e grande zelo fizeram da Associação uma grande força no país e também em toda América Latina.

Quem é o presidente nacional atualmente?

É o Altomir Régis Cunha, que  atua diretamente na propagação da visão, viajando por todo o mundo divulgando a Associação. A Adhonep conta com vários Capítulos em todo o mundo e possui metas de expansão a cada ano. Todos eles, com suas próprias diretorias compostas de empresários realizam jantares, encontros, reuniões, almoços e cafés da manhã nos melhores hotéis, clubes e restaurantes da cidade.

As mulheres podem participar?

Não só podem como devem. A mulher moderna é ativa na sociedade, por isso o apoio feminino desenvolve um trabalho sério e relevante, promovendo reuniões, chás, almoços e programações de classe em todo Brasil. O apoio feminino promove encontros descontraídos de executivas, esposas, empresárias, consultoras e profissionais liberais. São amigas que se reúnem para compartilhar experiências, trocar ideias e falar das vitórias e conquistas em todas as áreas. O projeto desenvolvido pelo apoio feminino é uma estratégia que começou no Brasil e agora já está se espalhando por vários países. Com eficiência e muita simpatia, as mulheres vêm conquistando seu espaço na sociedade, levando alegria e esperança a famílias inteiras através das pessoas que participam dos eventos promovidos pela Associação. O papel da mulher na sociedade tem sido essencial. Cada vez mais ela desempenha diversas atividades profissionais, derrubando fronteiras e ultrapassando todos os limites. A força feminina cresce de forma definitiva e constante, principalmente entre os segmentos mais elevados. Por isso o apoio feminino da Adhonep está ativo, em pleno desenvolvimento, agindo de forma contextualizada, sem atropelos, para atingir suas metas. Sua visão estratégica acompanha o trabalho das mulheres em todo o país, seu papel, sua nova condição e suas perspectivas sociais. A Adhonep está atenta para não ser surpreendida pelas mudanças, para não usar linguagem ultrapassada, para não realizar uma abordagem infeliz, para alcançar mulheres da alta sociedade. Nossas coordenadoras sempre preparam eventos atraentes, que contam com a participação de importantes personalidades. Se você ainda não participou das programações do apoio feminino, essa é a hora.

O senhor falou do apoio feminino. E o jovem?

Entusiasmada com o sucesso do trabalho do apoio feminino, a Adhonep deu início ao apoio jovem – um projeto amplo e desafiador. O jovem brasileiro tem grande capacidade mobilizadora, por isso em nossas atividades e programações pessoas de todas as cidades aumentam as expectativas pessoais e profissionais, o que contribui de maneira positiva em muitas direções. O apoio jovem é versátil, espontâneo, determinado, gerando oportunidades para todos os gostos. Trata-se de uma estratégia ágil e moderna, que envolve muita diversão, mas também informação, comportamento, tendências e desenvolvimento. A Adhonep está colaborando para que o Brasil tenha uma nova geração saudável, forte e capaz, que estabeleça definitivamente o futuro do país. Por enquanto, não temos esse segmento em Fernandópolis, mas estamos trabalhando para isso.

Qual é a responsabilidade social da Adhonep? 

Um dos exemplos que posso citar é o realizado pela Adhonep nas prisões, que foi iniciado por Demos Shakarian. Foi ele que intensificou o trabalho da Associação em todo o mundo, e entre os diversos planos e metas de atuação surgiu o departamento de prisões. Shakarian entendeu que era preciso ajudar homens de todos os lugares, inclusive nas instituições penais, nos presídios públicos e casas de detenção. A Adhonep mobilizou empresários, autoridades e homens de negócio para que realizassem um grande trabalho de acompanhamento nos Estados Unidos. Eles se juntaram aos governos estaduais e municipais, colocando a Associação à disposição do país. A Adhonep usa sua estrutura para ser um instrumento no processo de ressocialização do preso, cooperando para uma efetiva reintegração do homem à sociedade, ao convívio da família e ao mercado de trabalho, e também providenciando todos os meios para a profissionalização de muitos deles e capacitação técnica. Cada Capítulo passou a ter o “Ministério de Prisões”, com uma estrutura montada por pessoas capacitadas. Advogados, juristas, terapeutas, psicólogos, assistentes sociais, industriais, técnicos de várias áreas diferentes, profissionais liberais e professores passaram a dar suporte e acompanhamento a vários homens que transformavam seus valores e desejavam também mudar de vida. A participação da Adhonep foi decisiva para que o sistema carcerário americano chegasse ao patamar de qualidade atual e frutos excelentes. E foi dessa maneira que o trabalho foi consolidado nos Estados Unidos e logo se espalhou em todos os países que têm Capítulos da Adhonep. No Brasil, desde o início, o primeiro presidente, Custódio Rangel Pires, esforçou-se para implantar o trabalho nas prisões. Atualmente o presidente internacional Altomir Regis da Cunha dá prosseguimento a este trabalho, com sua postura sempre positiva, motivando empresários. Em diversas cidades há Capítulos que caminham ao lado das prefeituras e dos governos estaduais. Assim muitos homens conseguem novas e boas oportunidades.

O que é SATL?

O SATL - Seminário Avançado de Treinamento de Liderança - promovido pela Adhonep é a oportunidade que você esperava para desenvolver a capacidade de liderar e motivar equipes para obter resultados. É um curso rápido e dinâmico, repleto de temas atuais como: conceitos fundamentais de liderança, papéis e características comportamentais das pessoas, ferramentas para produtividade e organização, família, compromisso e relacionamentos interpessoais. Como resultado dos SATL’s, empresários e homens de negócio têm a visão ampliada e se ajustam ao perfil do autêntico oficial da Adhonep, aprimorando a liderança e desfrutando seus benefícios no lar, no Capítulo e nos negócios. Consequentemente, os participantes dos seminários se tornam melhores cônjuges, melhores pais e agentes transformadores do contexto social em que atuam.