Há 43 anos em Fernandópolis, o CAEFA - Centro de Apoio a Formação do Adolescente - é uma entidade que tem como objetivo oferecer qualificação profissional e consciência cidadã a jovens de 14 a 16 anos de idade. Já passaram pela instituição mais de 10 mil adolescentes.
Comprometida com o a formação integral do adolescente, a entidade oferece cursos de aprendizagem para Auxiliar de Escritório, Embalador a Mão e Almoxarife, todos esses cursos reconhecidos pelo Ministério do Trabalho e do Emprego e de acordo com as prerrogativas estabelecidas pelo ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente -, que autoriza o trabalho para menores de 18 anos na condição de aprendizes.
Além das aulas de capacitação, os jovens são estimulados a investirem em formação profissional por meio de visitas a empresas e universidades.
“Todo o trabalho do CAEFA existe porque há empresas parceiras que acreditam em nossos jovens e proporcionam a eles uma primeira oportunidade no mercado de trabalho. Por isso, pedimos o apoio das empresas que ainda não contrataram um aprendiz para que solicitem um visita das nossas colaboradoras e assim, firmamos a parceria, ressalta o presidente do CAEFA, Daniel Trídico.
A Construtora Atlhon é uma das empresas fernandopolenses que tem jovens aprendizes do CAEFA na sua equipe. “É de grande importância para a Atlhon contribuir para a formação desses jovens e poder acompanhar a transformação profissional deles. O CAEFA realiza um trabalho de formação que vem ao encontro dos interesses das empresas”, destaca o empresário Fernando Caldas.
O trabalho de formação profissional realizado pelo CAEFA proporciona ao jovem maior integração com a sociedade, formando adolescentes conscientes da importância da cidadania e responsabilidade.