A prefeita de Fernandópolis Ana Maria Matoso Bim (PSD) recebeu do governador Geraldo Alckmin, segundo sua assessoria de imprensa, um telegrama comunicando a aprovação de convênio, no valor de R$ 45 mil, para a implantação do projeto “Esporte Social” em Fernandópolis.
O núcleo do projeto funcionará na sede da Secretaria de Esportes, no antigo clube da Cesp, e terá três modalidades: natação, basquete e futsal.
“Além do cunho social, pois tirará a criança da rua, o ‘Esporte Social’ pretende despertar o interesse pela prática dos esportes, e representará um reforço alimentar, uma vez que será servida refeição entre uma prática e outra”, comentou Ana Bim.
O projeto também vai gerar empregos, já que exigirá a contratação de um coordenador, um professor e um estagiário.
Criado com o objetivo de democratizar o acesso à prática esportiva e de lazer, o Projeto Esporte Social é uma iniciativa da Secretaria que visa a estabelecer convênios e parcerias com o Governo do Estado, prefeituras municipais, instituições e terceiro setor com natureza esportiva.
Os parceiros devem contar com locais próprios ou cedidos que possibilitem a implantação do projeto (quadra, ginásio poliesportivo e/ou campo esportivo) e ofereçam a infraestrutura necessária para tal (banheiros/vestiários, sala de aulas, refeitório/cozinha).
O projeto é voltado primordialmente para o atendimento de crianças e adolescentes na faixa etária de sete a 18 anos, estudantes da rede pública de ensino, de pessoas com deficiência e de idosos que estejam em situação de risco social.
O “Esporte Social” visa à implantação e manutenção de núcleos de esporte e lazer, com caráter formativo-educacional, a fim de proporcionar oportunidade de práticas esportivas e de lazer, as classes menos privilegiadas, com vistas à promoção de inclusão social.