A importância da cultura no resgate de jovens infratores

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

A importância da cultura no resgate de jovens infratores

Todas as segundas-feiras, no período da tarde,  os jovens da Casa COFASP e Fundação Casa de Fernandópolis têm um encontro com a cultura. Através do cineteatro, projeto realizado em parceria com  secretaria de Cultura do município, os infratores recebem contato direto com diversos temas.

Em entrevista ao CIDADÃO Jean Braida, que agente educacional e responsável pela pasta de Arte e Cultura, explica que os jovens que praticam atos infracionais são julgados e possuem dois caminhos: a  internação na Fundação Casa de Mirassol ou o ingresso na semiliberdade em Fernandópolis.

Em Fernandópolis os jovens participam do projeto de segunda a sextas-feiras onde realizam vários tipos de atividades. Aqueles que apresentam bom comportamento vão para casa nos fins de semana e retornam aos domingos.

Hoje, a Cofasp conta com adolescentes de 13 a 19 anos e abriga 16 jovens. A capacidade é para 20 adolescentes. “O objetivo da semiliberdade é buscar alternativas e auxiliar os jovens para que sejam inseridos sociedade com mais frequência”, afirma Jean.

Alto da Compadecida, Cazuza e Xingu são alguns dos filmes nacionais apresentados aos jovens. “O intuito é trazer o jovem de volta para a  sociedade através da cultura, tendo em vista que o teatro fica ocioso durante as segundas-feiras. A receptividade dos jovens é enorme, eles gostam de ter acesso à cultura e adoram o ambiente do teatro municipal. Os adolescentes são sempre muito bem recebidos”, finaliza o agente.