A história do santo São Francisco de Assis é bastante conhecida entre fiéis da Igreja Católica. Nascido na cidade de Assis, Itália, em período não específico entre 1181 e 1182, Francisco era filho de um rico comerciante de tecidos da época. Diante sua boa condição financeira tirou todos os proveitos vivendo entre os amigos boêmios.
Tentou frustradamente seguir a carreira de comerciante de seu pai. Diante disso, alistou-se no exército em prol ao Papa da época, mas, após sonhos reveladores, optou por se dedicar ao serviço de doentes e pobres. São Francisco deu início à sua vida religiosa onde acabou por abdicar de sua boa condição financeira para seguir a Cristo com simplicidade e humildade.
Em 1217 um movimento denominado de “franciscano” começou a ser desenvolver agora como uma ordem religiosa. O número de membros era tão grande que foi necessária a criação de províncias que se estenderam por toda Itália chegando até a Inglaterra onde teve massivo número de fiéis. O papa Pio XII reconheceu oficialmente Francisco de Assis como o padroeiro da Itália em 1939 observando o devoto como o “mais italiano dos santos e mais santo dos italianos”.