Hoje começa uma das estações do ano mais esperadas, a primavera. Tendo início no dia 23 de setembro e seguindo até o dia o dia 21 de dezembro, é neste período que a flora de todos os países do hemisfério sul começa a florescer e renascer. Esta época é considerada como a estação mais florida do ano, marcada por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores, especialmente orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, entre inúmeras outras.
Fernandópolis, por sua vez, encanta moradores e visitantes por seus belos ipês, principalmente os roxos e amarelos, ainda mais quando o fotógrafo Marco Antonio, de 34 anos, começou a divulgar suas fotos em redes sociais. Perguntado sobre como surgiu a iniciativa de mostrar as belas cores e formas que Fernandópolis apresenta, nesta época do ano, Marco explica: “sempre gostei de registrar imagens de Fernandópolis, sobre vários assuntos e, ultimamente, senti vontade de mostrar aos meus “amigos do Face” as belas imagens de nossa cidade que as vezes, na correria do dia a dia, passam despercebidas. As mais comentadas foram às imagens dos Ipês (rosa e amarelo). Costumo dizer que a imagem fala por si. O Ipê Amarelo estava florido e chamava atenção, assim como o Ipê Rosa, no Terminal Rodoviário da cidade. Fernandópolis é considerada a cidade dos Ipês, mas às vezes quem passa pouco por eles acaba não percebendo. Para mim, são imagens marcantes e a natureza nos dá isso, ela é uma artista, mesmo com o tempo seco que estamos enfrentando”, explica.
Quando perguntado se chegou a reparar que muitas pessoas na cidade começaram a dar maior ênfase as belezas de Fernandópolis, Marco relata: “Isso é magnífico. A fotografia é apaixonante por causa disso, a imagem fala tudo, ela desperta. Eu acho que a fotografia é isso. O fotógrafo Sebastião Salgado, que viajou o mundo inteiro registrando culturas, natureza e pessoas, sempre usou a frase: ‘Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda sua cultura e alma’. E o meu intuito sempre foi levar para as pessoas que vêem as fotos além daquilo que está registrado no meu ponto de vista, e acho que sempre deu um bom resultado”, diz.
Marco iniciou cedo na fotografia, quando trabalhava de entregador de jornal na “Folha de Fernandópolis”, aos 16 anos. Lá teve a primeira oportunidade de fotografar quando precisaram de alguém para registrar imagens para o “Dia dos Namorados”. Marco explica: “peguei a máquina sem noção alguma, fiz as fotos e voltei para a redação para mostrar à equipe do jornal que, para minha surpresa, gostou muito. A partir daí não parei mais. Foi algo natural que fui aperfeiçoando com a experiência do dia a dia, na faculdade e também acompanhando o trabalho de grandes fotógrafos”, finaliza.
As mais belas imagens de ipês em Fernandópolis podem ser encontradas as margens da Rodovia Antônio Gandolfi, como também nos ipês situados próximos ao condomínio Brasitália e em alguns pontos da Avenida Expedicionários Brasileiros. Vale à pena atentar, nem que por um instante, para este lado tão belo da cidade.