Membros da UGEM visitam prefeitura para diminuir gastos com energia

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Membros da UGEM visitam prefeitura para diminuir gastos com energia

Os membros da UGEM - Unidade de Gestão Energética Municipal - iniciaram nesta quinta-feira, 5, a etapa da metodologia  de elaboração de PLAMGES - Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica - que vem sendo aplicada pela prefeitura em parceria com a Elektro. A intenção é de tornar a prefeitura eficiente no consumo e diminuir os gastos com a energia elétrica.

Os locais visitados foram indicados pelo software SIEM - Sistema de Informação Energética Municipal - que indicou pontos de desperdício. As soluções podem ser administrativas e ter a elaboração de projetos de eficiência energética, com a substituição por outros equipamentos com certificados de eficiência.

As visitas foram feitas juntamente com o engenheiro Luiz Felipe Pacheco pela consultoria contratada da Elektro. Luiz Felipe ministrou aulas práticas capacitando os membros da UGEM nas orientações e apresentação de soluções para minimizar excedentes de cobrança nas contas de energia de responsabilidade da prefeitura.

Durante as visitas foram vistoriados todos os equipamentos que consomem energia elétrica. Principalmente as grandes cargas como: iluminação, ar condicionado, motores, chuveiros elétricos e outros mais específicos.

Luiz Felipe acrescentou que a equipe da UGEM está preparada para orientação. “A falta de conhecimento resulta em instalações inadequadas de equipamentos, ocasionando desperdício de energia elétrica. Com a criação e capacitação da UGEM, seus membros estão aptos para opinarem no setor de obras, compras e planejamento do município”, disse.

Nesta sexta-feira, 6, a equipe da UGEM se reunir para elaborar e planejar as ações e projetos que tornarão o município de Fernandópolis mais eficiente. As ações e projetos serão apresentados à prefeita Ana Bim no início do próximo ano através de um documento orientador conhecido como PLAMGE. Ele dará as diretrizes para o município usar a energia racionalmente e consequentemente gastar menos com esse insumo.

Os primeiros locais visitados pela equipe foram; Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura, Escola Municipal Melvin Jones, Centro de Zoonoses, Paço Municipal “Massanobu Rui Okuma”, Corpo de Bombeiros, Secretaria da Saúde, Terminal Rodoviário “Antonio Nossa”, Praça Joaquim Antonio Pereira e o Cemitério Consolação.

Na próxima etapa já serão apresentados resultados concretos de economia de energia e recursos, resultado do trabalho da equipe da UGEM.