A 46º Exposição Agropecuária Comercial e Industrial, conhecida nacionalmente como a Expo de Fernandópolis, apresentou um prejuízo líquido de R$ 1.324.703,19, segundo o balancete enviado à Câmara no fim da tarde de ontem.
O curto espaço de tempo para a realização do evento, organizado em 55 dias, devido aos entraves protagonizados pelo Legislativo e, vários outros fatores, teriam sido os responsáveis pelo déficit.
De acordo com a Lei municipal nº 15/2013, o balancete deveria ser apresentado em até o máximo 90 dias após a festa, podendo ser esse prazo prorrogado por no máximo 10 dias. As contas foram apresentadas no prazo final, sem o pedido de prorrogação.
A festa deste ano foi realizada pela Prefeitura Municipal, com presidente nomeado, sem interferência de nenhum tipo de associação. Este seria o motivo do pagamento de mais de R$ 400 mil em impostos. Cerca de R$ 500 mil gastos em reformas e adequações no recinto também estão no relatório, diferente dos outros anos.
Além disso, a festa foi iniciada com um saldo negativo de R$ 236 mil, dos quais R$ 118 mil são referentes ao ECAD - Escritório Central de Arrecadação - do ano passado que não foi pago pela gestão anterior. Sem o recolhimento deste valor, a festa não poderia ser realizada.
O CIDADÃO procurou a prefeitura para saber se as contas seriam apresentadas à população, por meio de uma coletiva de imprensa, mas ainda não obteve resposta.