Região de Fernandópolis e secretaria se unem para superar a extrema pobreza

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Região de Fernandópolis e secretaria se unem para superar a extrema pobreza

O secretário de Desenvolvimento Social Rogerio Hamam esteve ontem na Câmara Municipal de Fernandópolis para entregar os cadernos de orientações do programa São Paulo Solidário aos prefeitos de Aspásia, Dirce Reis, Marinópolis, Mesópolis, Nova Canaã Paulista, Pontalinda, Riolândia e Vitória Brasil. A cidade de Planalto, da região de São José do Rio Preto, também recebeu o caderno de orientações.

O Caderno de Orientações do Programa São Paulo Solidário traz as providências que as prefeituras deverão tomar para receber o pacote especial de recursos e benefícios direcionados à superação da extrema pobreza.

O secretário Hamam destacou que o Governo do Estado de São Paulo assumiu o compromisso de promover definitivamente a mobilidade social da população mais carente.

“Essa etapa do Programa, chamada de Compromisso Paulista, tem o objetivo de promover a mobilidade social com ações em educação, qualificação profissional, melhorias na moradia, acesso à água potável e à energia elétrica, entre outros”, explicou Hamam.

O presidente da Câmara Municipal de Fernandópolis, Francisco Arouca, destacou a importância da visita do secretário Hamam à região. “Os problemas aqui são muitos. O senhor terá grande responsabilidade, mas temos certeza que com a sua competência, teremos eles resolvidos,” afirmou Arouca.

A prefeita de Fernandópolis Ana Bim agradeceu a iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social. “Estes recursos ajudarão muito os municípios da região, pois muitas vezes nossos pequenos orçamentos impedem a realização de alguns projetos”, disse a prefeita.

Para o deputado estadual Sebastião Santos, o Governo Estadual tem olhado com maior atenção para o interior do Estado. “A política bem feita traz resultados positivos para a sociedade. O governador Alckmin intensificou as ações no interior, coisa que a gente não via antes. Esse País tem dado condições para aqueles que querem sair do zero e avançar”, disse Santos. 

Com os planos de trabalho aprovados pelos Conselhos Municipais de Assistência Social, os oito municípios da região de Fernandópolis poderão receber o total de R$ 1,03 milhão, para investirem em ações e ativos sociais de superação da pobreza multidimensional.