1° “Prefeitura Cidad㔠reúne moradores do Ipanema e os três poderes

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

1° “Prefeitura Cidad㔠reúne moradores do Ipanema e os três poderes

A primeira edição do programa “Prefeitura Cidadã” reuniu dezenas de moradores do Jardim Ipanema na manhã deste domingo, 18, na escola EMEF Dr. Alberto Senra. Todas as secretarias municipais foram envolvidas com o objetivo de levar cidadania e encurtar as relações através  da participação social e da inserção da prefeitura nos bairros.

As atividades, tanto esportivas, como sociais e culturais envolveram a população do bairro, que é tido como um dos mais carentes da cidade. Durante a programação desenvolvida em conjunto por todas as secretarias municipais e o poder judiciário, o que mais agradou os munícipes foi a atenção dada a eles, algo que os moradores do Ipanema não recebiam há muito tempo, segundo dona Lourdes.

“Está tudo ótimo. Todo mundo tratando a gente bem, nos ouvindo, dando atenção, isso é raro aqui. A verdade é que, me desculpa o modo de falar, nós viramos gente apenas quando chega na época de eleição. O resto do tempo ninguém nem lembra que existimos. Hoje eu estou me sentindo gente, meus netos estão se sentindo gente e só por causa disso, esse pessoal já está de parabéns”, destacou a moradora.

A “Casa do Aprender”, por meio da secretaria Assistência Social e Cidadania, atendeu dezenas de moradores com corte de cabelo, escova, manicure e pedicure e até massagem.

A secretaria do Meio Ambiente realizou orientações de educação ambiental, doação de mudas e o bazar da troca, que fez grande sucesso entre as crianças. Os pequenos ainda se divertiram com a “Biblioteca Volante”, reativada este ano, e as atividades esportivas desenvolvidas pela secretaria de Educação.

Na parte de saúde, a pasta coordenada por Ligia Barreto realizou orientações e avaliações de saúde bucal em vários munícipes, orientações de combate a dengue, DST’S/AIDS, leishmaniose, papanicolau, verificação de pressão arterial e IMC.

“Eu costumo dizer que as portas da prefeitura têm que estar sempre abertas para a população, mas eu acho ainda mais importante estar aqui junto deles, no bairro deles, conhecendo a realidade de quem mora aqui”, destacou a prefeita.   


Porém, mesmo com todas as atividades levadas pela prefeitura, o que mais chamou atenção foi o trabalho do Judiciário que aderiu ao programa e esteve presente através de juízes, promotores e cartorários.


Eles realizaram uma espécie de mapeamento do bairro e ofereceram aos moradores a oportunidade de regularizar  a situação de suas casas, para escrituras em situação irregular.

“Nós fomos convidados para um projeto da prefeitura e viemos com muito entusiasmo, pois a cidade precisa de todos os poderes constituídos, Executivo, Legislativo e Judiciário. Nós precisamos participar na sociedade como um todo. Fernandópolis não é só o centro da cidade, os bairros também precisam de atenção e é por isso que aceitamos participar desse projeto”, afirmou o diretor do Fórum de Fernandópolis Evandro Pelarin.