Funcionários da Apae participam de protesto pela permanência da entidade

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Funcionários da Apae participam de protesto pela permanência da entidade

Estava marcada para as 9h desta quarta-feira, 14, uma grande mobilização em Brasília contra uma proposta do Senado que pode acabar com as Apaes de todo o Brasil. “Quem não pode estar em Brasília vai participar na sua própria cidade escolhendo um local para a manifestação, e nós escolhemos a Câmara”, contou a diretora da Apae de Fernandópolis, Daniele Brambila.

O Projeto deverá ser votado hoje pelo Senado e altera o texto do PNE - Plano Nacional de Educação -, transferindo a obrigatoriedade de atendimento dos alunos com necessidades especiais à escola pública convencional. Dezenas de funcionários da Apae de Fernandópolis ocuparam o plenário da Câmara no horário marcado para a mobilização nacional. No momento estavam no Palácio 22 de Maio o presidente da Câmara Francisco Arouca Poço e o vereador André Pessuto.

André Pessuto, que também faz parte da diretoria da entidade, falou que os vereadores tem sim força para derrubar uma proposta no Congresso Nacional e mostrou aos funcionários da Apae uma Moção de Repúdio que será encaminhada para o Senado Federal e Câmara Federal, mostrando o descontentamento dos vereadores de Fernandópolis com relação à proposta. Chico Arouca disse que a Apae de Fernandópolis tem a Câmara como uma aliada e parceira para o que precisar e lamentou a proposta do Senado.

O diretor financeiro da Apae de Fernandópolis, Francisco José Gouvea, contou que a entidade possui atualmente 50 funcionários para o atendimento a 150 alunos. Lembrou também que todos os professores possuem curso de pós-graduação em deficiência intelectual, além de enumerar os tantos atendimentos na área da saúde prestados pela Apae como fonoaudiologia, fisioterapia, neurologia, psicologia e muitos outros.