Agora é oficial: Santa Casa será Hospital de Ensino

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Agora é oficial: Santa Casa será Hospital de Ensino

A população de Fernandópolis já pode comemorar a conquista do Hospital de Ensino. A portaria interministerial nº1. 635 que estabelece os critérios obrigatórios para certificação como Hospital de Ensino a Santa Casa de Misericórdia foi publicada no Diário Oficial da União de hoje. 

A certificação de que trata este ato terá a validade de dois anos, a partir da data de publicação da portaria, podendo ser revista a qualquer tempo se assim se justificar, conforme § 3º, art. 

  Indispensável para um curso de medicina e fator de elevação de status econômico para a Santa Casa (a tabela de pagamentos do SUS é mais elevada para hospitais dessa natureza), o primeiro passo concreto aconteceu em agosto de 2007, quanto teve início o curso de internato.

Uma coletiva de imprensa foi marcada pela diretoria da Santa Casa para amanhã, na sala de convenções da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis –, a partir das 9h30 para explicar quais serão os próximos passos.  

O QUE É

O hospital de ensino é um centro de atendimento hospitalar mantido ou que colabora com universidades, com os objetivos de participar nas atividades de formação e de investigação no domínio do ensino dos profissionais de saúde (medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição e odontologia).

 É concedida a denominação de hospital universitário aos hospitais com ensino universitário que, em cada um dos departamentos, serviços e unidades funcionais que participam nas atividades de ensino, satisfaçam determinados requisitos, nomeadamente a existência de um número significativo de médicos habilitados com o grau de doutor e uma capacidade assistencial de referência, evidenciada em termos de desempenho, técnicas e tecnologias de vanguarda, bem como capacidade de investigação instalada o que foi contatado positivamente na Santa Casa de Fernandópolis pelo Ministério da Saúde.