Os adolescentes do Projeto Jovem Agricultor do Futuro promoveram a comercialização de hortaliças e terra vegetal na praça central de Fernandópolis. Os produtos foram produzidos pelos próprios alunos durante as aulas do projeto, e a renda das vendas foi revertida para a compra de passes de coletivos, que serão utilizados no transporte dos adolescentes.
O Projeto Jovem Agricultor do Futuro é uma parceria entre a Unicastelo, o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Associação Beneficente Ceres (ABCeres). O projeto atende a 35 jovens, de 14 a 17 anos, que participam de aulas teóricas e práticas sobre agropecuária nas salas de aulas da Unicastelo e na horta na ABCERES, além de visitas técnicas em propriedades rurais patrocinado pelo SENAR.
Além da estrutura física para as aulas, a Unicastelo oferece aos jovens participantes quatro bolsas de estudo, sendo duas de 100% e outras duas de 50%, que serão entregues aos alunos que se destacarem ao final do projeto.
O SENAR oferece todo material didático, alimentação diária, aulas de informática e dois instrutores, sendo uma pedagoga e um técnico, para desenvolverem as aulas teóricas e práticas, além de visitas técnicas em propriedades agropecuárias da região. Uma dessas visitas das visitas foi realizada na fazenda agroempresário Paulo Okuma, onde os adolescentes puderam conhecer todo o processo de produção de laranja de mesa, desde o plantio até a comercialização.
Todas as aulas práticas acontecem na horta da ABCeres, localizada nas dependências da universidade, que busca atender outras instituições filantrópicas do município com a distribuição de alimentos, além de famílias em situação de vulnerabilidade social.