A iniciativa do CIDADÃO em criar uma série de reportagens que traga à tona os artistas fernandopolenses alcança a marca de 20 entrevistados. Dentre as matérias feitas, cada uma surpreendeu e chamou atenção pela singularidade dos artistas e suas obras como: artesanatos, pinturas, desenhos, voz e violão, esculturas, além de muitos outros gêneros de arte.
Diante disso, esta semana, o CIDADÃO foi em busca de conhecer mais sobre o trabalho da talentosa cantora Marcelle Fernandes Sotelo, que realiza trabalhos voltados à aprendizagem de canto, além de apresentar seu talento na noite de Fernandópolis e região. Aos 25 anos de idade, a jovem artista emociona aqueles que ouvem seus timbres afinados e o sentimento exposto em cada frase pronunciada.
Natural da cidade de São Caetano do Sul, Marcelle denota que a música surgiu em sua vida por meio de solos musicais, logo na infância, aos sete anos de idade, quando começou a cantar na igreja que frequentava. Depois disso, entrou para o coral da igreja e uma banda local da instituição religiosa: “sempre tive elogios do pessoal da igreja. Fora isso minha família também apoiava muito, principalmente meu irmão, Maurício” enfatiza a cantora.
Desde então, Marcelle nunca mais deixou a música de lado. Ela já participou de um show de talentos em São José do Rio Preto, cantou em casamentos e eventos. Atualmente faz trabalhos na região em bares e restaurantes, garantindo parte de seu sustento. Contudo, Marcelle não gosta de tratar seu talento apenas como um projeto profissional. A música e o dom de cantar são, acima de tudo, aquilo que a artista mais ama fazer: “amo o que eu faço e encaro como trabalho e hobby ao mesmo tempo”.
Aos 18 anos teve oportunidade de dar aulas em um projeto denominado “Projeto Guri”. Foram três anos de aprendizagem e ensinamentos onde começou a lecionar aulas de canto principalmente para crianças: “me sinto realizada a cada dia em que ensino alguém a exercitar o dom de cantar. Contudo, também continuo cantando em bares, casas noturnas e gosto muito esse trabalho, tem sido uma oportunidade de ganhar experiência” diz Marcelle.
Hoje, Marcelle trabalha em um centro de orientação musical da cidade, dando aulas de técnica vocal. Para planos futuros, Marcelle possui muitos sonhos e projetos em mente: “Alguns já coloquei em prática e outros estão caminhando. Embora eu tenha me formado em uma área totalmente diferente do meio musical (Ciências Contábeis), creio que dará para conciliar todos os sonhos profissionais. Ainda tem muito trabalho pela frente e creio que será tudo no seu tempo”.
Perguntada sobre a importância de procurar ajuda profissional para o desenvolvimento da voz a artista enfatiza “para quem deseja expor a voz o primeiro passo é procurar uma ajuda profissional. Tenho caso de alunos que estão prestes a gravar um Cd e procuraram ajuda para aprimorar técnicas, desenvolver melhor o dom e ter mais segurança. Mesmo a pessoa já sendo quase um artista pronto, é sempre importante procurar conhecimento sobre técnicas que podem ser utilizadas. Um profissional dará suporte, segurança e apoio para exercer este tipo de arte” finaliza.