Esta edição da série “Fernandópolis: uma cidade recheada de artistas” trará ao leitor do CIDADÃO mais um jovem de talento prodígio que promete, nos próximos anos, encher ainda mais de orgulho esta cidade tão repleta de talentos.
Natural de Fernandópolis, Juliana Santiago Baldan, de apenas 15 anos, emociona aqueles que admiram sua arte do desenho. Com maestria, ela confecciona os mais variados tipos de desenhos voltados à característica do Realismo – movimento artístico que prima pela veracidade, contemporaneidade, atenção aos detalhes e retrato fiel das obras - daquilo que observa em seu cotidiano e de suas experiências de vida. Apesar da pouca idade, é perceptível o dom de Juliana que já conseguiu apresentar suas obras no Teatro Municipal de Fernandópolis.
Em entrevista, Juliana conta que tudo começou com uma disputa com seu irmão André Santiago Baldan, que também realiza alguns trabalhos artísticos. “Eu via os desenhos que ele fazia e queria retratar igual a ele. Começou como uma disputa com meu irmão, mas hoje faço porque realmente gosto”, conta sorridente.
Desde a infância, Juliana sempre gostou de desenhos. Muito pequena, já realizava pinturas em quadros - hobby que ainda pratica. “Gosto de praticar na pintura em telas, utilizando tinta e pincel, quadros de paisagens mais voltados à natureza. No desenho, prefiro o realismo”, diz a artista.
Tendo como característica o desenho em preto e branco e a aproximação de sua arte aos bustos, rostos e bocas, a artista tem em seu irmão um dos maiores apoiadores de seus trabalhos. Em seus planos, Juliana pretende cursar Engenharia Civil, contudo, não pretende deixar de lado seu talento.
Aos que gostam da arte do desenho e pretende entrar neste mundo, Juliana aconselha que estas pessoas procurem ajuda profissional para aprimorar as técnicas iniciais. Depois disso, como hobby ou profissionalmente, que não desistam de buscar algum tipo de arte para confecção, seja ela qual for.