Projeto de Lei quer garantir a segurança dos clientes nas agências bancárias

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Projeto de Lei quer garantir a segurança dos clientes nas agências bancárias
 De acordo com enquete realizada pelo CIDADÃO, população aprova iniciativa de vereadora

O Projeto de Lei nº 43/2013, de autoria da vereadora Neide Nunes Borges Garcia Gomes, que dispõe sobre a obrigatoriedade das instituições bancárias instalarem biombos, tapumes ou estruturas similares nos locais de atendimento ao público em Fernandópolis agradou os moradores da cidade.

Em enquete realizada pelo CIDADÃO na última semana, 85% das pessoas abordadas pela equipe do jornal acreditam que a medida ajudará a garantir a segurança dos clientes. Já os15% restantes se dividem entre pessoas que acham que nada muda com a  instalação dos tapumes e outras que não quiseram opinar .

O senhor David Nascimento estava em uma das agências bancárias da cidade quando foi abordado pela equipe de CIDADÃO. Ele mora em Fernandópolis há apenas seis meses e gostou da iniciativa da vereadora Neide: “Fico muito preocupado quando vou ao banco sacar dinheiro. Vejo também algumas pessoas de idade saindo do banco com dinheiro na mão. Isso é um perigo.Com as divisórias todo mundo fica mais seguro. Eu morava em Santa Barbara D´Oeste antes de vir para cá e lá já é assim. Achei estranho quando entrei no banco aqui pela primeira vez. A gente se sente desprotegido”, afirma o cliente.

De acordo com o Projeto de Lei, os biombos, tapumes ou estruturas similares deverão ser constituídos de material opaco, com no mínimo um metro e oitenta centímetros de altura.

Para o cumprimento da Lei, a instalação das estruturas deverá ser efetivada no prazo máximo de 90 (noventa) dias da entrada em vigor da referida Lei, sob pena de multa diária no valor equivalente a 50 (cinquenta) URM (Unidade de Referência do Município) por agência bancária ou posto de atendimento em que não houver sido instalado o equipamento, até o efetivo cumprimento da obrigação.  

A vereadora Neide Garcia fez recentemente diversos pedidos para instalação de câmeras de segurança na cidade e também reivindicou junto à Prefeitura o início do Programa “Atividade Cidadã”, cujo convênio já foi firmado com a Secretaria de Segurança Pública.