Nos últimos dias observou-se uma crescente no número de infectados pelo vírus influenza A (H1N1) na cidade. Pelo menos cinco casos foram confirmados laboratorialmente em residentes de Fernandópolis. Segundo a comunicação da Prefeitura, existem mais três casos aguardando resultados.
Na UTI da Santa Casa de Fernandópolis existe uma pessoa com diagnóstico de H1N1 oriunda da microrregião de Santa Fé do Sul, e, portanto, notificada na cidade de origem.
Segundo a prefeitura de Fernandópolis, até o dia 14 de junho, crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, pessoas de 60 anos ou mais e pessoas portadores de algumas condições crônicas de saúde (diabetes, cardiopatas, etc) ainda poderão receber a vacina nas Unidades de Saúde que possuem sala de vacina em funcionamento.
ENTENDA A DOENÇA
O vírus H1N1 popularmente conhecido como “gripe suína” é uma doença respiratória causada por um vírus resultante de modificações do vírus influenza A. Sua transmissão e contágio se dão, principalmente, por meio da tosse, espirros e secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Os sintomas da doença são os de febre acima de 38 graus e tosse. Também pode ser seguida de dores nas articulações, dores de garganta, dores de cabeça e dificuldade respiratória. Falta de apetite, vômito e diarréia forte também são sintomas da doença. Embora possa ser facilmente confundida com uma doença transmitida por suínos, o seu contágio não é por meio de carne suína ou seus derivados.
As pessoas podem transmitir o vírus antes mesmo de sentir os sintomas e até mesmo depois de já terem melhorado. O vírus da gripe suína pode ser encontrado não apenas nas secreções nasais, mas nas fezes.
COMO SE PREVENIR?
A melhor maneira de se prevenir é evitar as formas mais comuns de contágio por meio do contato com pessoas infectadas ou que apresentem os sintomas.
A gripe pode matar, como também causar uma pneumonia ou ao deixar o sistema de defesa do organismo mais vulnerável a infecções bacterianas. Em caso de suspeita da doença, procurar imediatamente o serviço médico.