Uma vida inteira dedicada à pintura. É assim que pode ser definida a história de vida de Miriam Garcia, a renomada artista dos quadros e pinturas em tela que Fernandópolis tem o prazer de abrigar.
Hoje com 44 anos de idade, Miriam conta em entrevista ao CIDADÃO que já se vão mais de 22 anos de vida dedicados a arte, em específico, a pintura em telas. Desde criança seus familiares já apreciavam na pequena garota os dotes artísticos que apareciam em forma de grande criatividade com diversos materiais. Confecção de artesanatos, pinturas utilizando-se de lápis de cor e tintas além de outras formas de expressar seu talento foram só o começo de uma carreira bem sucedida na área.
Hoje mãe de três filhas, Miriam conta que foi quando deu à luz a primeira vez que o divisor de águas de sua vida aconteceu. Ela decidiu, então, que resolveria a partir daquele momento tratar a arte e seu talento como profissão.
Mas nem sempre foi assim. A artista conta que no começo tinha vergonha de expor seus quadros. Possuía dúvidas se realmente eram boas obras ou se tinham algum valor de mercado. Dúvida causada somente pela modéstia de Miriam. Os quadros eram e continuam sendo lindos e de muito bom gosto.
Contudo, não foi somente na venda de quadros que sua carreira deslanchou. Ela começou a perceber com o decorrer do tempo um grande número de pessoas que queriam mais que apenas comprar seus quadros. Estas pessoas também tinham interesse em aprender a reproduzi-los. Foi então que Miriam decidiu por lecionar a arte na cidade.
A artista, que já passou por várias empresas como as papelarias “Aquarius” e “Bom Jesus” onde dava aulas de pintura em telas, hoje possui seu próprio ateliê. Um local muito aconchegante onde seus alunos, crianças e adultos, podem aprimorar e descobrir seus lados artísticos.
Miriam também lecionou em várias instituições de Fernandópolis onde o foco está desde pessoas da terceira idade até jovens que se preparam para o mercado de trabalho. Mas o que chama mais atenção está em como a prática da pintura auxilia pessoas que com algum tipo de necessidade especial seja física ou psicológica.
A pintora possui especialização em reabilitação terapêutica através da pintura restabelecendo através da arte e de oficinas terapêuticas o resgate da auto-estima e o reconhecimento de potências e habilidades destas pessoas. Segundo Miriam “O trabalho que eles realizam aqui é muito importante para eles se sentirem capazes. Eles amam a realização de um projeto. Assim conseguem ver que ainda possuem muito que oferecer” diz a artista.
“Me sinto realizada”, é assim que ela se define diante sua vida profissional. Com mais de 20 alunos em seu ateliê além dos vários outros das instituições que realiza o ensino de sua arte. Ela diz que por mais que parece difícil pintar belas obras a artista faz questão de frisar que “É mais fácil do que se pensa”.