Evento leiteiro reuniu mais de 350 participantes

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Evento leiteiro reuniu mais de 350 participantes
Mais de 350 pessoas, vindas de diversas regiões do país, participaram do Dia de Campo da Estância João Luis, importante evento pecuário organizado pela Estância João Luis, de Votuporanga, com apoio da Unicastelo, Sebrae-SP, Cati, DPA Nestle/Fonterra e nesta sexta-feira.  

O grande encontro reuniu criadores de gado Jersey, representantes de instituições ligadas ao agronegócio, empresas fornecedoras de produtos para a área rural e estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia.

 

Segundo o coordenador de planejamento da Unicastelo de Fernandópolis, Humberto Cáfaro Filho, a universidade se tornou parceira do evento não apenas por enxergar a sua importância no âmbito do agronegócio regional, mas como forma de oferecer um diferencial a mais na formação de seus alunos.

 

“Esse dia de campo está crescendo e é importante a participação de nossos alunos, que têm a oportunidade de trocar experiências com renomados técnicos e grandes criadores do setor leiteiro”, destacou Cáfaro.

 

“Centenas de produtores têm direcionado a atenção para o gado Jersey”, é o que diz o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Gado Jersey , Marcelo de Paula Xavier.

 

“Este tipo de leite é preferido por laticínios por ter maior qualidade, ser mais saudável e render mais no produto final. Para produzir 1 quilo de queijo, por exemplo, utiliza-se 10 litros de leite Jersey; enquanto que precisaríamos de 15 litros se fosse outro tipo de leite”.

 

Tantas vantagens tem provocado o crescimento contínuo do setor. A Noroeste Paulista é a bacia leiteira que mais cresce no Estado. A consultora de agronegócios do Sebrae-SP, Paula Ornellas, destacou durante palestra no evento que o Brasil é o quarto país no mundo em produção de leite. “A estimativa é que tenhamos um ano ainda melhor que 2012. O custo de produção caiu 4% em 2013”.

 

Criador de gado Jersey há 12 anos, João Luis Cavallari, idealizou o evento em parceria com a Cati, Sebrae-SP e DPA. “Nossa região é muito forte em pecuária leiteira e precisávamos de um encontro que reunisse os produtores e desse oportunidade para troca de informações e conhecimento de novas tecnologias. Ficamos muito felizes com o retorno  do público e agradecemos a todos que acreditaram nessa iniciativa”. João Luis comentou da intenção de realizar em Votuporanga no próximo ano uma grande feira do Gado Jersey.