Todas as escolas de Fernandópolis envolvendo CEMEIs, EMEIs e EMEFs estão recebendo a visita de um cirurgião dentista da equipe de Saúde da Família para realização do Projeto de Saúde Bucal, onde aproximadamente 5 mil alunos serão beneficiados. O objetivo é levantar através de um exame feito na própria escola as necessidades bucais de cada estudante.
A partir desta etapa será organizada a demanda para realização do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do Município, além de orientações sobre higiene bucal para esses alunos, entrega de escova dental e aplicação tópica de flúor nos casos em que se fizer necessário.
Também serão realizadas ações de prevenção e promoção de saúde com o objetivo de integrar na comunidade de forma educativa, incorporando atitudes adequadas para a melhoria da qualidade de vida.
De acordo com a cirurgiã dentista Karina Gonzalez Camara Fernandes, para o sucesso do projeto é fundamental o apoio e a autorização dos pais. “É preciso que os pais nos ajudem autorizando que as crianças sejam avaliadas. Esta avaliação é simples e rápida, mas é fundamental para a prevenção de problemas bucais”.