Moradores não têm lixo recolhido há 2 anos

20 de Agosto de 2025

Compartilhe -

Moradores não têm lixo recolhido há 2 anos

Quando o assunto é descaso, o Jardim Ipanema de Fernandópolis é campeão em todos os aspectos. Esta semana, os moradores do bairro procuraram novamente a reportagem do CIDADÃO. Desta vez, a reclamação é sobre o não recolhimento do lixo doméstico na Avenida Ernando Guimarães há mais de dois anos.

Segundo Luis Ricardo Francisco, a situação em sua rua é precária. Se quiserem que a empresa que recolhe o lixo na cidade leve seus detritos domésticos, é preciso andar dois quarteirões e deixá-los em frente da casa dos vizinhos.

“Eu não consigo entender o que acontece aqui. Somos os últimos em tudo. Só não somos os últimos quando chega época de política, que aí eles vêm pedir voto e temos valor. Dá uma volta lá no centro para ver se os lixeiros deixam de recolher o lixo de alguém. Agora, aqui tudo acontece”, afirmou o morador.

Seu vizinho, Isaías Gomes de Lima, também passa pelas mesmas dificuldades. Ele diz que já procurou a prefeitura por diversas vezes no ano passado e todas as vezes o encaminhavam para outro setor, que também não resolvia o problema.

“Sempre me mandavam para outro lugar. Fui lá pedir para eles recolherem o lixo e me mandaram para assistência social. Lá me mandaram procurar a Ecopav, pois ela seria a responsável. Mas, afinal de contas, para quem eu pago meus impostos? Para prefeitura ou para Ecopav?”, perguntou o morador.

 A alternativa que as famílias da Avenida Ernando Guimarães encontraram para eliminar os resíduos de suas residências é queimá-los. Uma atitude incorreta mediante leis ambientais, mas tida como a única solução para o problema.

“Isso não é justo. O mesmo imposto que eles pagam lá (outros bairros), nós pagamos aqui. Porque lá eles recolhem o lixo e aqui não? Não estou aqui para criticar um ou outro, só quero que resolvam esse problema”, concluiu Luis.

Em nota, a prefeitura informou que “desde o início desta administração a prefeitura não recebeu nenhuma reclamação de qualquer morador da referida rua a esse respeito. A reclamação pode ser feita diretamente na prefeitura no horário de funcionamento, das 8h às 17h. Assim que o departamento responsável estiver ciente das informações, se necessário, serão tomadas as devidas providências para a resolução do referido problema”.